Tudo que você precisa saber para aumentar o tempo de vida do patrimônio da sua locadora

3 min de leitura
Tudo que você precisa saber para aumentar o tempo de vida do patrimônio da sua locadora

Um dos principais desafios no segmento de locação é o tempo de vida do patrimônio das empresas. Isso ocorre porque, como o core business trata do aluguel de maquinários e dispositivos para os clientes por um determinado período, o mau uso desses equipamentos pode causar prejuízos.  

A locadora mantém um estoque ativo de acordo com os seus segmentos de atuação. No entanto, se os consumidores não usarem da melhor forma ou a própria companhia não oferecer vistorias periódicas, haverá gastos desnecessários com taxas de revisão ou até mesmo com compra de novos materiais. 

Para que a sua locadora evite perdas por mau uso e aumente o tempo de vida do patrimônio, o ELOCA selecionou algumas dicas essenciais. Continue a leitura para saber mais. 

Leia no blog do ELOCA: 4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos 

Dicas para aumentar o tempo de vida do patrimônio 

As locadoras têm um investimento inicial maior para aquisição dos seus produtos. Com isso, o lucro da empresa vem de alugueis dos equipamentos.  

Contudo, quando o tempo de vida do patrimônio é diminuído por mau uso ou falta de manutenção, ocorre um reinvestimento na aquisição de outro produto para meios de substituição – prejudicando a área financeira, que é uma das mais sensíveis do negócio.  

Para não ter prejuízos e preservar suas finanças, é indicado seguir alguns passos: 

Ter um seguro de equipamentos 

Investir em seguros para os equipamentos é uma ação bastante recomendada, especialmente para produtos que têm alto valor de aquisição – como médico hospitalares e de construção civil

Com isso, caso ocorra algum dano ou problema tecnológico, o seguro é acionado e poderá consertar a um custo mais baixo. 

Apostar na manutenção periódica 

Não é incomum ver empresas esperando que falhas aconteçam para que possam realizar a manutenção nos equipamentos. Essa, no entanto, é uma tática que deve ser abolida: em muitos casos, os danos se tornam maiores do que poderiam ser se houvesse manutenções preventivas.  

Por esse motivo, tente adotar algumas técnicas, como: 

1. Avalie o desempenho do equipamento a cada locação; 

2. Tenha equipamentos modernos em seu portfólio, assim como ferramentas que auxiliem no processo de modernização; 

3. Atente-se ao tempo de vida do patrimônio – afinal, não adianta insistir na locação de equipamentos obsoletos; 

Realize uma vistoria completa na entrega e devolução. 

Fazer contratos de locação 

Os contratos de locação são uma das bases para o bom funcionamento da empresa. Além de proteger a empresa contra golpes, o documento permite acesso a todas as informações sobre a atuação da locadora – como especificações, entrega, retirada e possíveis multas por descumprimentos ou manutenções urgentes. 

Ademais, é recomendado adicionar cláusulas que contemplem a questão do bom uso dos equipamentos nos contratos. Assim, caso haja mal uso pelo locatário, ele mesmo deverá fazer o reembolso necessário. Mas lembre-se: isto também deve estar especificado e garantido no acordo. 

Treinar os clientes para usar os equipamentos corretamente 

É necessário cuidar dos produtos da sua empresa em todas as etapas – do estoque até o dia a dia com o consumidor. Pensando nisso, assim que o cliente receber o equipamento, é recomendado que ele tenha um treinamento personalizado

Outra orientação na ponte com o locatório é o oferecimento de um manual ou a disponibilização de vídeos para facilitar na compreensão do uso do maquinário ou dispositivo. Dessa forma, consegue-se evitar possíveis quebras e prejuízos financeiros

Invista na gestão da locadora 

A gestão é um fator decisivo quando se trata do sucesso da sua empresa. E, falando especificamente do mercado de locações, a administração precisa ser observada de perto e com atenção – em especial para não haver prejuízos com os equipamentos, que não são baratos. 

Leia mais no blog do ELOCA: Como ter uma gestão de negócios eficiente? 

Por fim, uma dica para ter mais controle e gestão da sua locadora é apostar no ELOCA ERP: tenha tudo em um só lugar, agilize os processos de locação e aumente o tempo de vida do patrimônio.  

A plataforma, que oferece um sistema completo e integrado, foi feita para quem loca – com recursos desde o cadastro automatizado de clientes, até o gerenciamento de entregas e contratos. Saiba mais no nosso site

Marcadores

Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

Últimas postagens

Soluções para locadoras

A segurança cibernética e proteção de dados

A segurança cibernética e a proteção de dados são fundamentais na era digital em que vivemos. Em um mundo quase 100% digital, não apenas garantem a integridade e a confidencialidade das informações, mas também são fundamentais para manter a confiança do cliente, cumprir regulamentações e proteger os negócios contra ameaças cibernéticas.

LEIA MAIS »