Redução de custos e despesas: como fazer?

3 min de leitura
Redução de custos e despesas: como fazer?

Se a sua locadora está com problemas de fluxo de caixa ou mesmo se os seus ganhos estão em ascensão, mas as despesas estão aumentando proporcionalmente, é muito provável de que o negócio precisa adotar estratégias de como reduzir os custos.  

Mas fica a pergunta: como fazer a redução de custos e despesas? 

O primeiro passo é realizar o inventário de todas as despesas fixas e os custos tanto de produto quanto de manutenção. Não adianta começar a cortar sem ter a real visão do que é necessário e o que pode ser diminuído.  

Para ajudar a sua locadora, o ELOCA preparou este blogpost onde você terá acesso a estratégias de gestão na redução de custos e despesas nos seguintes aspectos: 

1. Importância de uma gestão financeira 

2. Como reduzir os custos e despesas 

Qual a importância de cuidar da gestão financeira da sua locadora? 

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.  

Para ser mais específico em relação a área financeira, 50% das micro e pequenas empresas fecham por mal planejamento do capital, falta de lucro e inadimplência, segundo pesquisas do SEBRAE. 

Uma administração financeira eficiente é capaz de não só reverter este cenário, mas de alavancar e impulsionar o desenvolvimento do negócio. Veja alguns dos benefícios que destacam uma gestão financeira de qualidade: 

  • Otimização das finanças;
  • Controle de gastos;
  • Redução de custos;
  • Melhor avaliação do desempenho financeiro;
  • Eventual controle de estoque com muito mais efetividade;
  • Prevenção de crises financeiras. 

A gestão de finanças consiste em fazer planejamentos, análises e pesquisas de mercado, verificando melhores preços, números da concorrência, ofertas de promoção e cortes do orçamento que são desnecessários — tudo com base em dados e relatórios conectados. 

Não deixe de ver também no ELOCA: Como alugar equipamentos ajuda a economizar no IR 

Como aplicar, na prática, a redução dos custos e das despesas? 

1. Reduza custos de logística e frete 

Muitas locadoras de equipamentos encontram dificuldades quando o assunto é a logística e o frete da locação.  

Uma pesquisa realizada pela fundação Dom Cabral verificou que os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,37% da receita, sendo que desse total, 63,5% correspondem ao transporte. 

Estratégias e pesquisas de preço são importantes para encontrar a melhor opção para o seu serviço, ao mesmo tempo que não ultrapasse o orçamento.  

A solução, neste caso, pode estar na parceria com pequenas, médias e grandes distribuidoras ou na terceirização das entregas. 

2. Alinhe com fornecedores 

Ter bons fornecedores é essencial pelos produtos que chegam ao consumidor final. Mas também é algo que precisa ser estudado em relação aos custos. 

Fazer pesquisas online, pedir indicações de outros profissionais da área, participar de eventos e negociar com os próprios fornecedores são estratégias que te ajudam a economizar da melhor forma neste aspecto.  

3. Faça manutenções periódicas 

Um dos atrativos do setor de locação se dá com a manutenção dos equipamentos ficarem por responsabilidade das empresas. Por isso, este é outro ponto a ser analisado com cuidado para melhores resultados, mas sem perder a qualidade do seu serviço e a garantia de segurança dos equipamentos. 

Você pode optar por contar com uma equipe de manutenção terceirizada, com serviços personalizados que atendam somente a sua necessidade, ou também investir em uma equipe própria de manutenção, pensando na economia a longo prazo. 

4. Use a tecnologia a favor da locadora  

A tecnologia e ferramentas inteligentes são investimentos cada vez mais compensatórios para qualquer negócio. 

Ao adotarem ferramentas digitais, as empresas aumentam a disponibilidade de ativos de 5% a 15% e reduzem os custos de 18% a 25%, segundo levantamentos da McKinsey. 

Com sistemas de gestão, você dispõe de mais controle do fluxo de caixa, relação de todas as tributações da sua locadora, além de monitoramentos e relatórios de desempenho das suas operações, contribuindo para a melhoria da saúde financeira do negócio. 

ELOCA te auxilia com um software ERP no melhor gerenciamento dos seus custos e despesas para desenvolver e alavancar cada vez mais a sua locadora digital.  

Conheça e integre as soluções especializadas em locação! 

Marcadores

Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

Últimas postagens

Soluções para locadoras

A segurança cibernética e proteção de dados

A segurança cibernética e a proteção de dados são fundamentais na era digital em que vivemos. Em um mundo quase 100% digital, não apenas garantem a integridade e a confidencialidade das informações, mas também são fundamentais para manter a confiança do cliente, cumprir regulamentações e proteger os negócios contra ameaças cibernéticas.

LEIA MAIS »