Atualmente, a importância da internet para as empresas está em um simples ponto: se o negócio não está no mundo virtual, ele não existe. E se ele não existe, você não fecha contratos. Consequentemente, os clientes procuram – ou são impactados – pelos seus concorrentes que já construíram uma presença digital. Fora os benefícios em relação às vendas, ter a internet como aliada da sua locadora de equipamentos também pode trazer melhorias para os processos internos.
A 43ª edição do relatório Webshopers, da Ebit/Nielsen, apontou que o e-commerce no Brasil em 2020, arrecadou mais de R$87 bilhões e teve a maior quantidade de pedidos desde 2010, ano no qual essa pesquisa passou a ser feita. O aumento, em relação a 2019, foi de 41%. Além disso, o estudo também mostra que grande parte dos consumidores chegaram até as lojas por meio dos sites de busca, como o Google, e das redes sociais do próprio empreendimento.
Indo ao encontro desses dados, o levantamento We are Social 2020 apontou que o número de brasileiros na internet aumentou em 6% (8,5 milhões) entre 2019 e o ano passado. Já a quantidade de usuários das redes sociais teve um crescimento de 8,2% (11 milhões).
Isso mostra que a preferência por consumir via internet está cada vez maior. Um dos motivos para isso é o virtual ter transformado o mundo em um grande bairro, já que é possível fazer a locação para, praticamente, qualquer local do Brasil. Ao construir uma empresa de locação de equipamentos online, você permite que os clientes conheçam seus produtos e serviços por meio das redes sociais e do site. Dessa forma, cria-se uma aproximação, facilitando a venda e impulsionando a companhia.
Apesar dos e-commerces terem ganhado muito espaço devido à pandemia da COVID-19, a tendência mostra que o mundo digital veio para ficar.
E-commerce chega a marca histórica de mais de R%87 bi em vendas em 2020. Fonte: Ebit I Nielsen Webshoppers 43. p.11
Para saber mais sobre esse assunto e como tornar a internet uma aliada do seu negócio, continue neste artigo. Aqui, você verá:
- A importância da internet para as empresas
- Benefícios da internet para os negócios
- Benefícios da internet na gestão
- Como fazer da internet a sua aliada
A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA AS EMPRESAS
Os clientes perceberam que a internet é o meio mais rápido e eficaz de pesquisar produtos, tirar dúvidas e relatar experiências. Com isso, o público tornou-se mais exigente não só em relação à qualidade do serviço adquirido, mas também quanto ao relacionamento com a empresa. Isso exigiu que as marcas desenvolvessem uma presença digital sólida. Entretanto, os benefícios vão além das locações. O mundo digital pode te auxiliar a gerir a sua empresa de locação de equipamentos
Sites de busca e redes sociais são os principais caminhos para os e-commerces. Fonte: Ebit I Nielsen Webshoppers 43. p.18
1.1 Benefícios da internet para os negócios
Permite que sua empresa esteja onde os clientes estão. Ter um website e estar nas redes sociais auxilia sua marca a ter um bom posicionamento nas ferramentas de busca. Ou seja, faz com que ela seja facilmente encontrada e incentiva que o cliente entre em contato. Dessa forma, dá início ao relacionamento com o cliente e constrói autoridade e credibilidade, permitindo que a empresa se torne uma referência naquele segmento.
Isso tudo auxilia a conseguir disputar mercado e aumentar a quantidade de clientes e de equipamentos alugados.
1.2 Benefícios da internet na gestão
As plataformas virtuais e o software têm se mostrado grandes aliados, principalmente, no setor de Recursos Humanos. Isso porque, ajudam a automatizar questões burocráticas e oferecem agilidade nos processos administrativos. Fora isso, sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) permitem integrar os setores da empresa de forma prática e simples, garantindo maior e melhor controle das informações da sua empresa e agilidade nas demandas.
Assim, todos os processos internos ficam otimizados, assegurando maior precisão no planejamento e resultado. Inicialmente, investir na internet pode significar um custo considerável para a sua empresa, entretanto, a longo prazo, se transforma em redução dos gastos básicos e gera um retorno financeiro.
COMO FAZER DA INTERNET A SUA ALIADA
O primeiro passo, é apostar no marketing digital para auxiliar no relacionamento com os possíveis clientes na internet. As estratégias desse método explicam como construir sua locadora online, a importância de optar por um tratamento personalizado, quais conteúdos criar, como e porquê ser omnichannel e formas de conquistar o público.
Já uma solução em relação a gestão, mas que também auxilia na atração de novos clientes e aumento do mercado, é adquirir serviços que exponham os seus equipamentos para os clientes, automatizem a parte burocrática do aluguel e ajudem na administração do estoque, como o Eloca, que transforma seu site em uma locadora de equipamentos.
CONCLUSÃO
Ter a internet como uma aliada do seu negócio tornou-se algo obrigatório nos dias atuais e a tendência é que, para os próximos anos, a importância de ter uma presença digital solidificada cresça ainda mais. Não acompanhar esse movimento pode significar a falência da empresa seja por não estar no mesmo ambiente que seus clientes, ou por não realizar uma gestão otimizada e integrada. Mesmo que, a princípio, os gastos com equipamentos, contratação de pacote, criação do site e treinamentos para a equipe sejam consideráveis, o retorno é muito maior.