Pós-venda: estratégias para fidelizar o cliente

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Pós-venda: estratégias para fidelizar o cliente

O cliente escolheu a sua locadora, utilizou o produto durante o período determinado, fez a devolução e não voltou mais a locar. Esta é uma situação recorrente no seu negócio? 

Se sim, o sinal de alerta deve ser acionado. Porque há a aquisição, mas não retenção do consumidor, o que pode inviabilizar o crescimento e retorno financeiro.  

Mas por que isso acontece? 

O processo de comercialização mudou e, hoje, o relacionamento não acaba após a finalização da locação de um produto.  

A estratégia de pós-venda — ou pós-locação neste caso — é o conjunto de ações que são feitas após a conclusão de uma locação com o objetivo de incentivar o cliente a consumir novamente na loja.  

Porém, essa estratégia não se resume a apenas oferecer mais anúncios e propagandas para o público em questão.  

São etapas essenciais para criar um relacionamento com o consumidor, entender as suas preferências e anseios, e garantir a sua satisfação com os serviços prestados.  

Ao manter o contato com o seu cliente a longo prazo, você garante a melhor experiência e obtém feedbacks que ajudam a aprimorar seus processos.  

Quando bem executadas, as estratégias de pós-venda influenciam de forma positiva a percepção de valor que um cliente tem sobre a empresa, contribuindo para a fidelização e renovação do ciclo de vendas. 

Leia mais sobre fidelização no ELOCA: Tipos de atendimentos para alavancar a sua locadora 

Para que possa aplicar o pós-locação em seu negócio, veja abaixo cinco técnicas para incluir no planejamento e estratégia de retenção. 

Essas técnicas podem fazer toda a diferença e alavancar as suas locações pelo bom relacionamento de pós-venda.  

1. Follow-Up 

O follow-up é o acompanhamento de clientes durante o processo de venda e pós-venda.  

Por meio desta etapa, você pode manter contato com antigos consumidores, saber como estão, colher informações do status e necessidades atuais, bem como compartilhar notícias relevantes da sua locadora. 

Mas é importante entender o tipo de perfil de cada cliente para que esse tipo de ação não se transforme em desistência dele em saber mais sobre a sua marca.  

Por isso, pergunte qual é o meio e comunicação mais agradável, realize pesquisas sobre preferências do seu consumidor para se aproximar e tenha um cronograma de conteúdo a ser compartilhado. 

E-mail marketing, neste momento, é uma ótima ferramenta para você realizar o follow-up de cliente pedindo feedbacks, sugestões ou reclamações e oferecendo seus produtos. 

2. Interação  

Empresas, como a Netflix, aplicam a interação com o público como forma de se aproximar e melhorar o relacionamento com o público.  

Essa abordagem depende de cada nicho, mas é uma ótima estratégia de pós-locação. 

Você pode utilizar datas comemorativas especiais para trazer algum conteúdo novo ou mesmo mandar mensagens quando um cliente fizer aniversário.  

Os bancos de dados e pequenas entrevistas de perfil são importantes para a coleta de informações e, consequentemente, aplicar estratégias de interação com o público de acordo com o perfil dele.  

Essa ação agrega mais valor à marca e mostra o cuidado extra com o cliente, fazendo toda a diferença em um processo de decisão para locação.  

3. Descontos para próximas compras 

Essa é uma das estratégias mais comuns que fazem parte de exemplos pós-venda. 

Oferecer descontos ou pequenos brindes chamam a atenção dos clientes e têm grande papel para influenciar novas locações. 

Você pode notificar promoções no follow-up ou mesmo nas interações com o público. 

4. Suporte técnico 

Ferramentas como chatbot ou SAC são importantes na pós-locação.  

Por meio de respostas programadas e canais abertos de comunicação, os clientes podem tirar possíveis dúvidas sobre o produto e políticas da empresa — de forma simples e prática.  

Você facilita a resolução de problemas e oferece bom atendimento ao consumidor, deixando-o ainda mais satisfeito com a escolha pela sua locadora.   

5. Sistemas CRM 

Os sistemas CRM são sistemas de informações com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente. 

Esse software permite armazenar dados de atuais e potenciais clientes, integrando toda as informações valiosas para a melhor abordagem.  

Com sistema CRM você ganha em: 

  • Rastreio e gerenciamento de dados;
  • Captura de forma inteligente e-mails de clientes; 
  • Recomendações de insights
  • Melhor tomada de decisão. 

Tenha o melhor relacionamento com o seu cliente por meio da pós-locação! E para isso, conte com o suporte do ELOCA

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Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

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