O cashback que, em tradução literal, significa “dinheiro de volta”, é uma proposta de método de pagamento na qual o consumidor faz uma compra e recebe uma quantia de volta. Esse formato está ganhando força no Brasil, principalmente, devido à digitalização dos negócios, que estimulou uma queda no volume de transações em dinheiro vivo e impulsionou o uso de carteiras digitais e pagamentos instantâneos. Entretanto, poucos estabelecimentos oferecem esse tipo de benefício, por isso, adotá-lo, de forma adequada, colocará a sua locadora de equipamentos online à frente dos concorrentes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), durante o ano de 2020, 48% dos consumidores utilizaram essa forma de pagamento. Essa foi a terceira alavanca promocional mais usada, atrás apenas de descontos/promoções (63%) e programa de pontos (52%).
Apesar disso, somente 7% das lojas oferecem esse tipo de serviço. Dentro do mercado de locação de equipamentos e veículos, ele é ainda menos presente. Uma empresa que se destacou nesse âmbito foi uma locadora de carros por assinatura de São Paulo. A ideia deles foi: dependendo do tempo do tipo de contrato fechado, quando ele se encerra, a pessoa pode escolher entre duas opções. A primeira, é receber 70% do valor de volta e devolver o carro e a segunda, renovar o plano, ampliando para até 100% de cashback no segundo vencimento.
Ou seja, esse formato de pagamento está se tornando uma realidade para as locadoras e você precisa estar atento a essa tendência de mercado.
Para saber mais sobre o cashback e como trazer mais visibilidade para a sua locadora com ele, continue neste artigo. Aqui, você verá:
- O que é cashback?
Essa forma de pagamento pode ser oferecida por negócios ou empresas ofertantes de cartões de crédito e trata-se de um valor ou porcentagem sobre determinada compra que é devolvida para o usuário. É semelhante ao programa de pontos, entretanto, em vez de receber pontos, recebe-se dinheiro.
O cashback também é diferente de desconto pois, apesar de ambos terem o objetivo de diminuir o valor pago, o primeiro é uma espécie de “recompensa”, enquanto com o segundo o cliente deixa de gastar aquela quantia.
Por exemplo, um produto ou serviço tem preço de R$100,00. Com um desconto de R$10,00, ele passa a custar R$90,00, assim, a pessoa deixa de gastar R$10,00. Por outro lado, no cashback, o produto continua a ter valor de R$100,00, mas o usuário recebe R$10,00.
A sua empresa de locação de equipamentos online pode definir se irá oferecer cashback:
- Único para a compra (ex: 5% do valor total da compra);
- Diferente em cada produto (ex: 2% de cashback no produto A e 5% no produto B);
- Padrão para todos os produtos (ex: qualquer item com 3% de cashback);
- Fixo (ex: ganhe R$20,00 a cada R$100,00 em compras).
Assim, seguindo o exemplo utilizado há pouco, a pessoa recebe R$10 de retorno na carteira virtual da plataforma cashback e pode gastar esse valor em compras futuras ou mesmo sacar, de acordo com as condições pré-definidas.
- Vantagens do cashback
- Mais clientes
Atração de mais consumidores que podem optar pelo seu serviço ou produto por causa do cashback.
- Maior visibilidade
O cashback pode trazer maior visibilidade para a sua locadora de equipamentos. Isso acontece porque, quando uma empresa começa a devolver dinheiro para seus clientes, é natural que as pessoas comecem a espalhar essa notícia.
- Fácil compreensão
Esse método é facilmente entendido por diversos perfis de clientes, dos mais jovens aos mais idosos.
- Mantém a reputação
Ações com cashback têm menos risco de desvalorizar a reputação da sua marca ou diminuir o tíquete médio das transações.
- Mais contratos
O usuário que recebe benefícios reais em um e-commerce, consumirá mais. Há maiores chances do cliente comprar futuramente em decorrência da experiência proporcionada e pela vantagem financeira obtida pelo cashback.
- Melhor relacionamento
Para resgatar o dinheiro, a pessoa precisa apresentar alguns dados pessoais. Essa é uma boa oportunidade para fazer mais perguntas, obter mais informações e aperfeiçoar a proposta de valor. Dessa forma, é possível levantar o comportamento de consumo, ofertar mercadorias mais direcionadas, criar promoções tentadoras etc.
- Fidelização do cliente
Isso é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar sólida por muito tempo no mercado. O cashback é uma ferramenta que tem o poder de fidelizar, pois o consumidor se sente motivado a voltar para usar os valores recuperados.
- Como definir um bom programa de cashback
Para oferecer cashback na sua locadora online, o ideal é que você faça parceria com uma empresa para intermediar os pagamentos e a devolução. É possível que seus ganhos sejam menores, mas, com isso, você terá mais segurança e sua marca se tornará mais conhecida. Para implementar esse tipo de programa de recompensa, você deve:
- Pesquisar como as plataformas parceiras funcionam
Existem diversas empresas de cashback, como a Méliuz, Picpay e Ame Digital, cada uma com diferentes funcionalidades.
- Analisar os requisitos de cada uma
Verifique se o seu modelo de negócio está em sintonia com o que é oferecido pela empresa de cashback.
- Avalie quais são os valores de reembolso
Essa análise é muito importante, pois pode impactar diretamente o seu negócio, uma vez que as taxas de reembolso variam de acordo com os contratos. Além disso, já que o objetivo é fazer os clientes voltarem a comprar, é necessário que os bônus tenham prazo de validade
- Veja quais produtos serão adicionados ao cashback
Você pode escolher aplicar o método em equipamentos que têm muita procura ou em máquinas de menor saída para aumentar o interesse nelas. Considere também qual é a sua margem de lucro e qual porcentagem de retorno não a compromete.
- Tenha métricas para monitorar resultados
É necessário definir quais métricas podem indicar como estão os resultados alcançados com o cashback para saber se houve melhora. Algumas opções incluem: índices de recompra; ticket médio das compras e taxa de conversão e vendas.
Se você quer destacar a sua locadora de equipamentos online, o cashback é uma grande oportunidade. Esse modelo já é consagrado em países estrangeiros e tem tudo para continuar se fortalecendo por aqui. Além de dar visibilidade aos produtos e ampliar as vendas, a estratégia fortalece o relacionamento com o consumidor e gera mais credibilidade à sua marca.