Por que vale a pena a sua locadora apostar no cashback?

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Por que vale a pena a sua locadora apostar no cashback?

cashback que, em tradução literal, significa “dinheiro de volta”, é uma proposta de método de pagamento na qual o consumidor faz uma compra e recebe uma quantia de volta. Esse formato está ganhando força no Brasil, principalmente, devido à digitalização dos negócios, que estimulou uma queda no volume de transações em dinheiro vivo e impulsionou o uso de carteiras digitais e pagamentos instantâneos. Entretanto, poucos estabelecimentos oferecem esse tipo de benefício, por isso, adotá-lo, de forma adequada, colocará a sua locadora de equipamentos online à frente dos concorrentes.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), durante o ano de 2020, 48% dos consumidores utilizaram essa forma de pagamento. Essa foi a terceira alavanca promocional mais usada, atrás apenas de descontos/promoções (63%) e programa de pontos (52%). 

Apesar disso, somente 7% das lojas oferecem esse tipo de serviço. Dentro do mercado de locação de equipamentos e veículos, ele é ainda menos presente. Uma empresa que se destacou nesse âmbito foi uma locadora de carros por assinatura de São Paulo. A ideia deles foi: dependendo do tempo do tipo de contrato fechado, quando ele se encerra, a pessoa pode escolher entre duas opções. A primeira, é receber 70% do valor de volta e devolver o carro e a segunda, renovar o plano, ampliando para até 100% de cashback no segundo vencimento.  

Ou seja, esse formato de pagamento está se tornando uma realidade para as locadoras e você precisa estar atento a essa tendência de mercado.  

Cashback

Para saber mais sobre o cashback e como trazer mais visibilidade para a sua locadora com ele, continue neste artigo. Aqui, você verá: 

  1. O que é cashback?

Essa forma de pagamento pode ser oferecida por negócios ou empresas ofertantes de cartões de crédito e trata-se de um valor ou porcentagem sobre determinada compra que é devolvida para o usuário. É semelhante ao programa de pontos, entretanto, em vez de receber pontos, recebe-se dinheiro. 

cashback também é diferente de desconto pois, apesar de ambos terem o objetivo de diminuir o valor pago, o primeiro é uma espécie de “recompensa”, enquanto com o segundo o cliente deixa de gastar aquela quantia. 

Por exemplo, um produto ou serviço tem preço de R$100,00. Com um desconto de R$10,00, ele passa a custar R$90,00, assim, a pessoa deixa de gastar R$10,00. Por outro lado, no cashback, o produto continua a ter valor de R$100,00, mas o usuário recebe R$10,00. 

A sua empresa de locação de equipamentos online pode definir se irá oferecer cashback

  • Único para a compra (ex: 5% do valor total da compra);
  • Diferente em cada produto (ex: 2% de cashback no produto A e 5% no produto B);
  • Padrão para todos os produtos (ex: qualquer item com 3% de cashback);
  • Fixo (ex: ganhe R$20,00 a cada R$100,00 em compras).

Assim, seguindo o exemplo utilizado há pouco, a pessoa recebe R$10 de retorno na carteira virtual da plataforma cashback e pode gastar esse valor em compras futuras ou mesmo sacar, de acordo com as condições pré-definidas. 

Cashback
  1. Vantagens do cashback
  2. Mais clientes

Atração de mais consumidores que podem optar pelo seu serviço ou produto por causa do cashback

  1. Maior visibilidade

cashback pode trazer maior visibilidade para a sua locadora de equipamentos. Isso acontece porque, quando uma empresa começa a devolver dinheiro para seus clientes, é natural que as pessoas comecem a espalhar essa notícia. 

  1. Fácil compreensão

Esse método é facilmente entendido por diversos perfis de clientes, dos mais jovens aos mais idosos. 

  1. Mantém a reputação

Ações com cashback têm menos risco de desvalorizar a reputação da sua marca ou diminuir o tíquete médio das transações. 

  1. Mais contratos

O usuário que recebe benefícios reais em um e-commerce, consumirá mais. Há maiores chances do cliente comprar futuramente em decorrência da experiência proporcionada e pela vantagem financeira obtida pelo cashback

  1. Melhor relacionamento

Para resgatar o dinheiro, a pessoa precisa apresentar alguns dados pessoais. Essa é uma boa oportunidade para fazer mais perguntas, obter mais informações e aperfeiçoar a proposta de valor. Dessa forma, é possível levantar o comportamento de consumo, ofertar mercadorias mais direcionadas, criar promoções tentadoras etc. 

  1. Fidelização do cliente 

Isso é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar sólida por muito tempo no mercado. O cashback é uma ferramenta que tem o poder de fidelizar, pois o consumidor se sente motivado a voltar para usar os valores recuperados. 

  1. Como definir um bom programa de cashback

Para oferecer cashback na sua locadora online, o ideal é que você faça parceria com uma empresa para intermediar os pagamentos e a devolução. É possível que seus ganhos sejam menores, mas, com isso, você terá mais segurança e sua marca se tornará mais conhecida. Para implementar esse tipo de programa de recompensa, você deve: 

  1. Pesquisar como as plataformas parceiras funcionam

Existem diversas empresas de cashback, como a Méliuz, Picpay e Ame Digital, cada uma com diferentes funcionalidades. 

  1. Analisar os requisitos de cada uma

Verifique se o seu modelo de negócio está em sintonia com o que é oferecido pela empresa de cashback. 

  1. Avalie quais são os valores de reembolso

Essa análise é muito importante, pois pode impactar diretamente o seu negócio, uma vez que as taxas de reembolso variam de acordo com os contratos. Além disso, já que o objetivo é fazer os clientes voltarem a comprar, é necessário que os bônus tenham prazo de validade 

  1. Veja quais produtos serão adicionados ao cashback

Você pode escolher aplicar o método em equipamentos que têm muita procura ou em máquinas de menor saída para aumentar o interesse nelas. Considere também qual é a sua margem de lucro e qual porcentagem de retorno não a compromete. 

  1. Tenha métricas para monitorar resultados

É necessário definir quais métricas podem indicar como estão os resultados alcançados com o cashback para saber se houve melhora. Algumas opções incluem: índices de recompra; ticket médio das compras e taxa de conversão e vendas. 

Se você quer destacar a sua locadora de equipamentos online, o cashback é uma grande oportunidade. Esse modelo já é consagrado em países estrangeiros e tem tudo para continuar se fortalecendo por aqui. Além de dar visibilidade aos produtos e ampliar as vendas, a estratégia fortalece o relacionamento com o consumidor e gera mais credibilidade à sua marca. 

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