Por que apostar no seguro para locadoras?

3 min de leitura
Por que apostar no seguro para locadoras?

Existe uma frase do senso comum que retrata a visão da maior parte da população sobre a contratação de seguros: “é melhor ter, mas não precisar usar.” Você já disse ou pensou sobre ela?  

Muitas pessoas vão responder SIM à pergunta anterior. Isso acontece porque não queremos que produtos sejam deteriorados ou pensamos sempre no lado negativo.  

Entretanto, no ponto de vista da locação, pode acontecer alguma pane, falta de peça ou necessidade de manutenção para além da que está apto a fornecer — é neste ponto que o seguro para locadoras é muito valioso. Principalmente quando se tratam de maquinários de alto valor, como os hospitalares e os da construção civil.  

Sabendo que o setor da locação está em uma ascensão acentuada, investir em seguro para os novos — e já existentes — contratos para evitar prejuízos é uma estratégia que diferencia a sua locadora, pois resguarda ambas as partes do contrato.  

Saiba como contratar um seguro para locadoras a seguir.  
 
O que é seguro? 

O seguro é um acordo firmado entre duas partes — contratante e seguradora — com o objetivo de cobrir um determinado objeto, pessoa, estabelecimento de potenciais riscos.  

Nesse contrato estão descritos todos os direitos e deveres de cada um, bem como as proteções que são feitas caso seja necessário utilizar os serviços do seguro. 

De forma resumida, o seguro contempla coberturas específicas, que variam de acordo com o objeto e com a modalidade contratada. Ao firmar esse acordo, paga-se uma quantia, geralmente mensal por um período de um ano, e, em caso de uso, é preciso pagar o valor correspondente da tabela para consertar ou receber um novo bem.  

Veja no ELOCA: Como ter uma gestão de negócios eficiente? 
 

Como escolher o seguro para locadoras 

Para as locadoras, contar com uma seguradora é fundamental, pois protege o negócio de prejuízos — que podem ser incalculáveis — da mesma forma que adiciona um diferencial competitivo perante aos concorrentes. 

Dependendo do tipo da sua locadora, por exemplo, recomenda-se fazer um contrato que tenha mais coberturas, pois as chances de dano aos equipamentos são maiores. Este é o caso das que são especializadas em hospitalar e construção civil

Na hora de contratar o seguro para a sua locadora, é preciso avaliar a reputação da seguradora. Isto é, entender o que os clientes dizem sobre ela, como funcionam os processos caso precise acionar a apólice, quais são as taxas cobradas, entre outros pontos.  

Outro fator importante e que deve ser contemplado é a forma como o seguro será ofertado aos clientes.  

Existem dois principais formatos: 

1. Já incluso no contrato da locação: em casos de equipamentos que são mais recorrentes e que o valor é menor, o seguro para locadoras pode ser embutido para o cliente. Desta forma, ele conta com a cobertura sem precisar dispensar um valor extra. 

2. Seguro como taxa adicional: para os contratos mais extensos e de equipamentos mais críticos, na negociação com o cliente, a locadora pode oferecer o seguro a um valor mais baixo do que o praticado no mercado e incluir na mensalidade — proteção para ambas as partes. 

O seguro proporciona uma maior tranquilidade tanto para os locadores quanto para os locatários, uma vez que, sob qualquer problema, a seguradora é responsável por viabilizar um novo equipamento ou realizar a manutenção do mesmo. 

Para que os contratos da sua locadora já incluam o seguro, o ELOCA é o parceiro ideal. Por meio do ELOCA ERP  controla todas as apólices vigentes e o que cada uma delas contempla. Já com o ELOCA e-commerce, os contratos são preenchidos de forma digital, com muito mais precisão e segurança, incluindo os dados da apólice do seguro.  

Marcadores

Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

Últimas postagens