Transparência na cadeia logística
Os consumidores querem mais transparência para saber a procedência dos produtos: se foram feitos de maneira sustentável e com mão-de-obra justa, por exemplo. Por isso, criar uma forma de apresentar o processo logístico de seus produtos pode trazer consumidores que se tornem até mesmo propagadores da sua marca.
Portanto, estude todo o processo da sua locadora, desde a aquisição de produtos, manutenção e fim do ciclo de vida dos produtos e veja se não é possível colocar em prática alguma etapa mais sustentável. Por exemplo, o Ifood arrecada todos os anos um valor destinado a uma ação chamada Natal sem Fome, que está diretamente relacionada ao serviço de entrega de comida. Qual é a relação dos produtos que você possui com o sistema sócio-ambiental? Como acontece o descarte das peças no meio-ambiente? Existe uma forma de contribuir com um sistema de reciclagem ou apoio social?
Busque por ONGs ou projetos que sua companhia pode apoiar e dedique uma parte do seu e-commerce para demonstrar esse apoio e como o seu consumidor pode fazer parte do projeto, seja simplesmente contratando um produto específico ou colaborando de alguma outra maneira.
Medidas sobre o impacto ambiental e social de sua locadora
Quantos reais foram doados para uma ação social? Quantas horas de voluntariado? Como a cadeia logística pode poupar energia e emissões de carbono? Tudo que você puder medir e estabelecer metas deve ser analisado e compartilhado com o público através de seu e-commerce e redes sociais. Cada negócio tem a sua própria realidade e, por isso, é preciso que você investigue o contexto de sua locadora.
Os negócios “greenwashing” se tornarão mais detectáveis
Greenwashing é quando um negócio cria um produto ou projeto com impacto sócio-ambiental de fachada, apenas para Marketing. Com a importância das redes sociais no dia-a-dia, além da criação de medidas e regulamentos ao redor do mundo nos próximos anos para estimular práticas ESG, ficará cada vez mais fácil identificar aquelas de fachada. Pense com o coração na hora de transformar sua locadora em ESG para que os stakeholders percebam suas ações como verdadeiras.
Produtos responsáveis direta ou indiretamente pelo desmatamento serão cada vez mais barrados
Infelizmente, o Brasil lidera o ranking de desmatamento do mundo. Só em 2021, foram desmatados 1,5 milhões de hectares de bioma nativo. Em 2022, esse número aumentou ainda mais. Já vimos produtos brasileiros serem barrados no mercado europeu por conta do desmatamento em 2021; em 2023, com novos regulamentos e mais refinado aparato tecnológico de fiscalização e análise, a tolerância com produtos que contribuem com a queima de floresta será cada vez menor.
Veja também: Tendências para locadoras em 2023
Aplicando a cultura ESG na sua locadora
Não basta simplesmente criar um setor ou contratar um profissional responsável pelo ESG. É preciso que suas práticas funcionem como uma linha transversal, que conecta todos os setores. Marque, periodicamente, reuniões com representantes de todos os setores de sua locadora para discutir e criar um plano de ação para implantar as práticas ESG. Comprometa parte do tempo da sua equipe para conversar, debater, implantar ações e metas que façam com que todos vivenciem essa nova cultura. Faça da sua locadora uma disseminadora dessa nova necessidade do mundo e formadora de líderes inspiradores e mais integrados aos problemas do mundo.
Veja também: Como começar um negócio de locação?
Como o Eloca pode contribuir para sua locadora se tornar um negócio ESG?
O Eloca é um hub com soluções completas para a economia compartilhada em que vivemos. Ter todas as informações necessárias para fechamento de negócios diretamente no seu whatsapp é uma forma de poupar o tempo dos seus clientes e do seu time de vendas. Ter uma organização clara das oportunidades de negócio em reais (R$) e das negociações num funil de vendas fornece para sua equipe as ferramentas necessárias para realizar um trabalho de maneira prática e eficiente, melhorando todo o processo de trabalho.
Aqui na empresa Eloca, inclusive, seguimos uma metodologia: leve com as pessoas e pesado com os processos. E nossos produtos são cuidadosamente pensados dessa forma, para que a nossa tecnologia tenha eficiência e permita um trabalho fluido, que possa ser executado com maior tranquilidade.
É através da nossa tecnologia que a implementação de princípios ESG se torna viável. Ela permite a estruturação e monitoramento de processos, com foco nos aspectos ambientais, sociais e de governança.
Visualizando os relatórios do e-commerce, você consegue analisar o ciclo de vida dos seus produtos, avaliando o que tem saída e o que não tem, de forma a tomar atitudes que sejam condizentes com um modelo social e ambientalmente responsável.
Lidar com todas as informações que precisamos processar para fazer o seu negócio funcionar sem o uso de tecnologia, aplicando os princípios ESG, é inviável. E é por isso que mais de 5.000 empresas utilizam a nossa plataforma.
ELOCA: sua locadora sempre a frente do tempo.
Para colocar em prática os insights obtidos através deste conteúdo, você precisa ter a mais atualizada plataforma de e-commerce para locadoras. Nossas tecnologias são utilizadas por gigantes do mercado como Magalu e Casa do Construtor, além de centenas de outros clientes que recebem milhares de oportunidades todos os meses.
O Eloca e-commerce oferece:
- segurança criptografada;
- validação facial antifraude;
- adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook) ;
- dashboard com visão geral das locações;
- equipe de suporte altamente capacitada;
- fácil usabilidade.
E quando sua loja virtual se transformar em uma máquina de vendas, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.