A manutenção preventiva no ramo das locadoras envolve cuidados gerais com os equipamentos e uma assistência técnica assertiva e organizada.
O ditado popular já nos revela que prevenir é melhor do que remediar. Para o mundo rental essa máxima entra em jogo de maneira ainda mais forte devido ao cuidado necessário para com os itens e equipamentos alugáveis. Assim, a assistência técnica das locadoras deve estar sempre em dia com as regulamentações de cada nicho, a fim de que não existam problemas com a qualidade e segurança dos produtos alugados.
Neste artigo você entenderá mais sobre boas práticas para realizar manutenções preventivas de forma eficiente, de modo que haja valor agregado aos serviços que você oferece aos seus clientes – e surpresas inesperadas não façam parte do dia a dia da sua locadora.
Quais são os tipos de manutenção existentes?
As estratégias de manutenções mais popularmente conhecidas são:
Manutenção corretiva (emergência)
A manutenção corretiva acontece logo após um problema ser identificado. Também chamada de manutenção de emergência.
Manutenção preventiva (assertiva)
A manutenção preventiva acontece para garantir as condições de funcionamento de um equipamento antes que ele torne-se inutilizável.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva depende da condição de determinado equipamento, de modo a auxiliar na melhoria dos processos e no aprimoramento das estratégias de uma empresa.
Boas práticas com os equipamentos: manutenção assertiva vs. manutenção de emergência
De fato, manutenções de equipamentos são necessárias para todos os nichos do mercado de locações. Aqui, o principal ponto de atenção está em quando e como elas serão realizadas. Nesse sentido, a manutenção assertiva deve ser a sua escolha prioritária como locador. Mas por que?
Com o intuito de minimizar o tempo de inoperação dos equipamentos e seus impactos negativos, a manutenção assertiva busca evitar que o problema apareça. Isso ocorre através de diagnósticos precisos e respostas rápidas, envolvendo organização e planejamento.
Diferentemente dessa situação, a manutenção de emergência tem natureza imediatista, com foco nos reparos e intervenções rápidas, e que por isso é menos eficiente devido à urgência e impossibilidade de planejamento.
Dessa forma, uma boa prática de gestão envolve justamente essa previsibilidade e a capacidade de colocar na ponta do lápis ações que já antecedem esse pensamento.
A importância do treinamento para a equipe na manutenção preventiva em locadoras
Sua locadora precisa promover suporte tanto para seus técnicos e colaboradores quanto para seus clientes. Seja ele online ou presencial, ofereça suporte e assistência técnica para que as operações continuem funcionando, em uma espécie de cuidado pós-aluguel, essencial para qualquer tipo de negócio.
Nesse ponto, pode-se organizar treinamentos, cursos e workshops como forma de sessões educativas para ressaltar a importância do cuidado e do correto manuseio dos equipamentos.
Nos feedbacks, esteja aberto para aprimorar seus serviços e para identificar as dores dos clientes através desses treinamentos. A relação não pode ser unilateral. Crie estratégias que não permitam o esgotamento de seus estoques de peças ou ruídos na comunicação de reparos, por exemplo.
A criação de uma agenda de manutenção regular para a sua locadora
Outra boa prática que a sua locadora pode implementar no dia a dia é criar uma agenda de manutenções regulares e também surpresas para a longevidade de duração dos equipamentos.
Segundo o observado pelos nossos especialistas ao lidar com o mercado, o estabelecimento dessa agenda consegue diminuir em cerca de 60% o risco de paralisações inesperadas dos equipamentos, o que reduz custos operacionais e proporciona valor agregado à sua marca.
Os produtos da Eloca podem te ajudar nessa tarefa na medida em que você pode realizar a manutenção preventiva e assertiva através de um tarifador no sistema com agendamentos preventivos, opção disponível no módulo “Serviços” de nosso ERP. Conheça mais em nosso site!