KPIs – As Métricas Chaves do Sucesso no E-commerce

2 min de leitura

Em um mundo onde dados são o ponto principal para qualquer decisão, entender e otimizar o desempenho do seu e-commerce é essencial para o sucesso da sua locadora.
É aqui que entram os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho, do inglês Key Performance Indicators), os protagonistas da otimização do seu e-commerce.

A grosso modo, os KPIs são métricas quantitativas que avaliam o desempenho de um negócio, projeto ou produto. Quando falamos das locadoras, eles se tornam ainda mais cruciais para a análise do comportamento daquele público. Informações como: Seu cliente busca renovar o aluguel do produto? O site foi intuitivo quando o cliente precisou alugar pela primeira vez?

Imagine esses indicadores como bússolas que apontam para onde sua seus locadores estão indo e o que pode ser feito para aprimorar essa navegação. Nesse cenário, monitorar e analisar de perto esses indicadores é a chave para tomar decisões informadas e desenvolver estratégias assertivas que impulsionem as vendas da sua locadora.

Aqui estão alguns dos KPIs mais comuns que podem otimizar o e-commerce da sua locadora:

1. Taxa de Conversão (Conversion Rate): Esse indicador mede a porcentagem de visitantes do seu site que fazem uma ou mais locações na plataforma. Uma taxa de conversão saudável será o sinal que seu site está atraindo o público correto e transformando esses leads em clientes.

2. Ticket Médio (Average Order Value): Essa métrica vai indicar o valor médio gasto por cliente em uma única transação, ou seja, quanto aquele cliente está investindo nos aluguéis dos seus produtos. Aumentar o ticket médio nos aluguéis é uma estratégia muito eficaz para impulsionar os lucros sem precisar conquistar mais e mais clientes.

3. Taxa de Abandono de Carrinho (Cart Abandonment Rate): Esse indicador mostrará, em porcentagem, quantos visitantes iniciaram o aluguel de um produto ou equipamento, mas por algum motivo, não completaram a transação.
Nesse momento, é muito importante fazer uma navegação de experiência do usuário para estudar o motivo dos clientes abandonarem essas transações e, eventualmente, trabalhar nos pontos fracos no processo de compra e implementar melhorias.

4. Taxa de Retenção de Clientes (Customer Retention Rate): Essa métrica indica a porcentagem de clientes que retornam ao seu site, seja para alugar novamente o mesmo produto ou um outro. Essa será a certeza de que o processo de locação para aquela pessoa foi muito positiva, o que pode indicar também como está a fidelização do seu público. 

5. Tempo Médio de Carregamento da Página (Average Page Load Time): Um site lento pode afastar os clientes e prejudicar as vendas. Monitorar e otimizar o tempo de carregamento da página pode melhorar significativamente a experiência do usuário e as taxas de conversão.

6. Taxa de Cliques (Click-Through Rate): Este KPI medirá a porcentagem de usuários que clicaram em um determinado link, ou seja, se “morderam a isca” do anúncio ou botão que foi inserido. Uma alta taxa de cliques indica que seu conteúdo está atrativo para os visitantes.

Ao acompanhar de perto esses indicadores, você estará equipado com insights valiosos para aumentar o número de locações do seu ecommerce.
Lembre-se sempre: nas locadoras, os dados serão imprescindíveis para que os usuários retornem a alugar seus produtos e que a experiência seja positiva do início ao fim.

Então, você já reconheceu a importância dos KPIs para sua locadora?
Não subestime o poder dessas métricas em aumentar a quantidade de locações da sua empresa.
Salve este artigo para consultar futuramente e comece a transformar seus dados em resultados tangíveis.

#Eloca #Locadoras #SoftwareParaLocadoras #KPI #E-commerce

Marcadores

Eloca

Eloca

Últimas postagens

CRM para locadoras

Com o Eloca CRM você faz a gestão da sua empresa com facilidade

CRM significa Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de
Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia empresarial e ao mesmo tempo uma
tecnologia que permite às empresas gerenciar e analisar as interações e relacionamentos
com clientes e potenciais clientes ao longo do tempo, com o propósito de melhorar os
negócios, aumentar as vendas e a satisfação do cliente.

LEIA MAIS »