Equipamentos de locadora PARADOS: motivos, consequências e como evitar

3 min de leitura
Equipamentos de locadora PARADOS: motivos, consequências

Equipamento parado na sua locadora é prejuízo em andamento. Isso porque qualquer item sofre depreciação e, portanto, com o tempo, além de dinheiro que você deixou de faturar com o uso desse item, há a desvalorização e desgaste natural do equipamento. Neste conteúdo, saiba quais são os motivos desse acontecimento e como se prevenir para evitar essa situação de prejuízo para sua locadora.

Os principais motivos de um equipamento ficar parado na sua locadora são: falta de demanda, mau gerenciamento de estoque e manutenção inadequada ou insuficiente. As consequências dessa paralisação de equipamentos podem ser desastrosas: desvalorização do equipamento (principalmente quando estamos lidando com tecnologia e sua constante atualização), custos de armazenamento e manutenção ( você perde um espaço que poderia ser utilizado por outro item que promove fluxo de caixa) e perda de clientes.

Para evitar equipamentos parados em uma locadora, é importante adotar algumas medidas, tais como:

Monitorar a demanda de mercado: é indispensável monitorar a demanda do mercado para ajustar seu mix de produtos às necessidades do público de acordo com as tendências do segmento. O acompanhamento de novidades, notícias e inovações tecnológicas deve ser uma atividade incentivada em todos os times da sua locadora.

Gerenciar o estoque com eficiência: é fundamental ter um sistema de gerenciamento de estoque eficiente com o controle de entradas e saídas de equipamentos, bem como monitorar o prazo de validade e as condições de armazenamento dos equipamentos. Você precisa saber quais são os produtos de maior e menor rotatividade, compreendendo o porquê dessas características e como mantê-los operantes o máximo possível.

Investir em manutenção preventiva: realize a manutenção preventiva dos equipamentos para aumentar o tempo de vida útil e evitar que fiquem parados por longos períodos no seu estoque.

Invista em promoções: registre a sazonalidade de cada um dos seus equipamentos. Nos períodos de baixa demanda, crie promoções para atrair clientes e movimentar o seu caixa. Além dos descontos, entenda os motivos da baixa e ofereça, se possível, serviços adicionais que irão contornar as objeções de seus possíveis clientes.

Veja também: dicas para aumentar os negócios da sua locadora por whatsapp

Avalie a possibilidade de locação cruzada: Existe alguma outra forma de utilizar o equipamento parado? A locação cruzada é quando um equipamento alugado para uma finalidade pode ser utilizado para uma outra situação.

Avalie se é o momento de vender o equipamento usado: você pode buscar sites como o enjoei que anunciam produtos usados. Esse dinheiro em caixa pode ser usado para investir nos equipamentos de maior rotatividade ou em campanhas de Marketing como Google Ads para eles, por exemplo.

Invista em tecnologia de gestão: você pode estar com dificuldade de enxergar o problema da sua locadora por falta de um ERP que facilite uma visualização de toda a situação. Com a velocidade da jornada de compra do mundo atual, é impossível detectar os desafios e superá-los sem o auxílio de tecnologia.

O sistema de ERP pensado para locadoras

Tanto a Magazine Luiza quanto a Casa do Construtor, por exemplo, utilizam as soluções do Eloca para garantir a eficiência das suas operações de locação e colocar as dicas deste conteúdo na prática.

É através do Eloca que as locadoras podem acompanhar as diversas atualizações tecnológicas do mercado, mantendo seus negócios sempre à frente da concorrência, com uma ótima plataforma de e-commerce, CRM poderoso e ERP com tecnologia de ponta.

Clique aqui para transformar seu negócio em uma locadora altamente competitiva.

BAIXE DE GRAÇA: https://mkt.eloca.com.br/gestao-inadimplencia-para-locadoras

Marcadores

Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

Últimas postagens