Sabemos que quando o assunto é concorrência todo locador sente aquele friozinho na barriga e isso é normal. Construir uma locadora do zero não é fácil, pois exige tempo, energia e muito investimento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela “Endeavor” nomeada como Termômetro ContaAzul, perguntaram aos pequenos empresários brasileiros sobre como a crise afetou seus negócios.
E quando tratamos de concorrência, “de forma surpreendente, 54,4% dos empreendedores apontaram que a crise fez a concorrência aumentar, com a entrada de novos players no mercado, enquanto 25,3% afirmaram que o cenário atual diminuiu a concorrência e 20,3% dizem que a situação não foi alterada.”
Concluíram também que “54,6% dos pequenos empresários avaliam que os concorrentes estão mais conservadores, mas 35,4% dizem que eles estão mais inovadores. Para enfrentar a crise, os empresários acreditam que 73,3% dos seus concorrentes estão mais preocupados em sobreviver e 12,2% afirmam que eles estão diversificando seus negócios.”
Pode-se notar que mesmo com a crise que durou dois anos, a concorrência permaneceu e a competição foi acirrada.
Para alguns locadores, não haver concorrentes pode ser bom, porém esse não é um pensamento inteligente. Muitas vezes a falta de concorrência pode significar um mercado fraco.
A concorrência leva a competitividade
Pense comigo, quando pensamos em concorrência, significa que existe um mercado por trás dela, correto? E isso estimula a competitividade.
O benefício da competição é manter as ideias inovadoras dos locadores e tirá-las do papel, pois cada locadora pensa de forma diferente em relação aos mesmos problemas e isso reflete na manutenção e crescimento do negócio.
Com a concorrência, os locadores procuram pensar na qualidade do equipamento que estão alugando, a concorrência busca pela excelência e atinge um padrão maior de locações.
Não pense na concorrência como inimigo
Com a concorrência você aprende o que funciona e o que não funciona no mercado de locação, assim você consegue aprimorar estratégias, práticas e percepção da forma mais adequada de inserir o seu equipamento dentro desse mercado.
Conclui-se que com a concorrência, o locador precisa ser mais competitivo para superar as expectativas de seus clientes e apresentar o seu equipamento de forma mais clara dentro do mercado.
Em um mundo sem concorrência, nada disso aconteceria. Reflita.
Leia também: