A produção e o consumo de produtos e serviços está cada vez mais nos meios digitais. Com marcas existindo apenas neste universo, fica a pergunta: será o fim das lojas físicas?
Apenas em 2021, os pedidos via internet aumentaram 17% quando comparados ao mesmo período do ano anterior. O que representa um total de 353 milhões de entregas (levantamento da Neotrust, empresa que monitora o e-commerce no Brasil).
Dispositivos móveis são o principal instrumento para o cadastro de lojas e também para o acesso as compras online pelos clientes.
Já o número de novas lojas virtuais cresceu 12%, sendo 75 mil novos negócios online, de acordo com a BigData Corp.
E a tendência é que continue a ampliar, principalmente pela chegada de novos dispositivos e tecnologias — é o futuro caminhando completamente para o digital.
Entretanto, muitos gestores se perguntam: o e-commerce vai superar as lojas físicas?
Aprofunde-se no blog do ELOCA: o que a sua locadora perde ao não ser digital?
O modelo de consumo mudou e com as praticidades da tecnologia, muitos clientes preferem pesquisar, informar-se e consumir pelo virtual.
O motivo é a praticidade e novas experiências de compra que a internet oferece.
Não há limite de tempo ou espaço, para a sua loja e locadora é uma oportunidade, já que está acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com alcance que ultrapassa os limites de bairro, de município e até de estado.
A burocracia também diminui quando uma jornada de compra é feita por meio de apenas alguns cliques no celular, sem precisar da demora de filas.
A otimização do atendimento é outro ponto alto. Com cada vez mais estratégias para oferecer a melhor experiência para o cliente, a coleta e a análise dos dados permitem entender o comportamento e as preferências dos usuários.
Isso oferece assertivamente melhores produtos e serviços para determinados perfis, aumentando a chance de fechar vendas, além de fidelizar os consumidores.
Ademais de todo o processo interno de administração dos negócios online é muito mais prático, com softwares que auxiliam na melhor gestão de atividades, cadastros e entregas da empresa.
Mas e as lojas físicas?
Mesmo com os novos modelos de consumo e tendências tecnológicas, que não param de chegar, as lojas físicas ainda são grandes oportunidades quando integradas ao digital. O nome desse conceito é omnichannel.
Esta é uma estratégia que visa amplificar a experiência do cliente a partir da completa integração entre as plataformas de comunicação e de compra, como canais de atendimento, perfis nas redes sociais, loja online e loja física. É a reunião das melhores funcionalidades para aprimorar toda a jornada de compra.
Na prática, o processo proporciona autonomia e praticidade em cada etapa do funil de vendas.
Um exemplo prático é: o cliente pode comprar online e retirar o produto presencialmente. Ou receber o produto em casa e realizar a troca na loja física. Além de muitas outras possibilidades de integração on e offline.
Para implantar o omnichannel na sua locadora, é essencial contar com uma excelente gestão e controle de todos os processos e operações, para não correr o risco de ter falha de informações de uma plataforma com a outra.
O ELOCA é o seu parceiro nesta etapa, contando com soluções completas que atendem todas as suas necessidades do mundo de locação.
Sua locadora ganha com auxílio na gestão da sua empresa, assistência na melhor visibilidade e alcance das suas locações, além de uma equipe especializada e suporte para quando precisar.
Abra as suas oportunidades com o digital e omnichannel através do ELOCA!