Desenhe a jornada de locação do seu cliente e tenha benefícios

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Desenhe a jornada de locação do seu cliente e tenha benefícios

Entender o cliente e seu caminho percorrido até a decisão por locar algum produto, é de extrema importância para alavancar ainda mais a conversão de uma plataforma online. Isso porque, ao perceber as demandas específicas dos clientes, é possível criar soluções mais assertivas com o Mapa da Jornada do Cliente, ajudando tanto na melhora de produtos quanto no marketing, e proporcionando maior visibilidade ao negócio como todo.  

Conhecida pelo conceito em inglês, Customer Journey, significa o caminho que um consumidor, seja B2B ou B2C, percorre desde o primeiro contato com a marca para solucionar um problema até a solução. 

Assim, a jornada do cliente entende as necessidades e desejos dos potenciais consumidores. Depois, ela parte para a estrutura de como eles poderão encontrar os produtos e elabora o approach e argumentos de vendas. Por isso, estar na internet abre mais oportunidades, uma vez que o cliente pode precisar do produto ou serviço fora do horário comercial.  
 
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Logo, para que essas decisões sejam possíveis de se concretizarem, o desenho do Mapa da Jornada do Cliente é uma técnica inteligente e complementar que melhora os processos e resultados a partir desse entendimento profundo do consumidor de seu negócio.   

Esta análise que descreve toda a trajetória do cliente, contém suas motivações — que são o direcionamento da pessoa em realizar tal compra —, e o momento da verdade, o qual se investe na observação se o consumidor decidirá (ou não) continuar locando sempre em sua plataforma online.  

Sendo assim, os resultados da jornada do cliente podem ser mensurados como as ações específicas estipuladas pela locadora online para cada uma das etapas que o consumidor percorre, desenvolvendo um relacionamento mútuo de confiança e autoridade, primordiais para a decisão.  

Os benefícios dessa técnica se baseiam na melhor utilização dos recursos disponíveis dentro de seu negócio, além potencializar soluções interessantes para que todos os clientes não só loquem os seus produtos, como também sejam fixos.  

Para mostrar, na prática, como realizar uma jornada do cliente para a sua plataforma de locação online, conheça algumas etapas e simplifique o processo de decisão a seguir: 

Aprendizado e descoberta  

A partir da primeira etapa, a jornada do consumidor ainda não é efetiva. Isso se deve a identificação de dúvidas vindas dele, o que deve fazer a empresa se colocar no lugar de quem irá ajudá-lo. Assim, será possível descobrir qual é o problema do usuário e como responder efetivamente aos seus questionamentos. 

Reconhecimento do problema 

Como o problema já deve ser reconhecido na primeira etapa, a segunda compreende a busca do consumidor por soluções para as suas dúvidas, fazendo com que a marca encontre alternativas responder à pesquisa realizada. 

Consideração da solução 

Já ciente dos problemas que deve resolver, o consumidor começa, nesta etapa, a efetivar a sua pesquisa para a solução. Agora, é a hora da empresa entrar com a apresentação dos diferenciais dos produtos buscados por ele. Aqui, o usuário pode ser encaminhado para espaços específicos, que respondam à sua demanda, como Landing Page.  

Landing Page é chamada de página de destino, em português. Ela é acessada após o usuário clicar em um e-mail, anúncio ou outro link da web. Logo após o acesso, o conteúdo da página incentiva aos usuários a realizar uma ação, como ingressar em sua lista ou alugar seus produtos. 

Decisão de compra 

Por fim, com a decisão efetiva, o consumidor já sabe o que deseja locar. Agora, é a hora em que a locadora pode investir na criação anúncios específicos para que a locação seja realizada com sucesso, utilizando, essencialmente, estratégias de remarketing (técnica de marketing digital que exibe anúncios para os usuários que já tiveram contato com a marca) e fluxos de nutrição.  

Viu como a Jornada do Cliente apoia a sua locadora? O ELOCA é a plataforma de locação online que te ajuda em todas as fases do relacionamento com os consumidores, aumentando a sua eficiência operacional.

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Ricardo Rezende

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