Como trabalhar datas comerciais como estratégia de locação

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Como trabalhar datas comerciais como estratégia de locação

Estar presente na internet é, atualmente, quase que imprescindível para que a sua marca seja notada pelos consumidores. Mais do que isso, não basta criar perfis e sites, é necessário também produzir conteúdo relevante para atrair leads interessados no seu produto ou serviço. 

Primordialmente, construir uma reputação online exige dedicação e planejamento, incluindo uma boa estratégia de conteúdo e insights que convertam o material publicado em algo rentável, ou seja, em locação. 

Antes de tudo, para obter engajamento e boa aceitação do público em relação aos tópicos abordados em suas redes, é preciso conhecer a fundo as pessoas que consomem ou tendem a consumir esse tipo de conteúdo.  

Assim, identificar e analisar o seu nicho permite que sejam elaboradas as estratégias mais eficazes no momento de cativar a audiência. 

Dentro das diversas táticas do marketing de conteúdo, existe uma maneira bem interessante de trabalhar as datas comerciais como foco de captação de possíveis compradores ou consumidores.  

Para se ter uma ideia, somente durante a Black Friday, conforme dados da Neotrust, somente em 2021 a data teve um faturamento de R$ 5,4 bilhões, contando o total de compras por e-commerce. 

Além dela, outras datas com grande apelo comercial são: 

  • Natal 
  • Dia das Mães 
  • Dia dos Namorados 
  • Dia do Consumidor 
  • Dia Internacional da Mulher 
  • Dia dos Pais 
  • Dia das Crianças 

Mas, com tantos dias e temáticas distintas, como posso atrair clientes nessas datas? 

Esse é um dos questionamentos mais recorrentes entre os empreendedores que estão criando a identidade da sua empresa na internet.  

Para te ajudar, separamos algumas dicas para que você consiga desenvolver as melhores técnicas e aproveitar esses momentos especiais para gerar lucro à sua locadora. 

1. Definir quais datas a serem trabalhadas 

A princípio, nem todos os dias de maior movimentação comercial serão interessantes abordar dentro do seu segmento. Portanto, realize um filtro e defina quais ações seriam mais provocativas e atingiriam com sucesso o seu público em determinada época.  

Nesse sentido, avalie maneiras de oferecer o seu produto ou serviço no contexto daquele momento. Além disso, crie uma boa comunicação com a audiência, a fim de que seja desenvolvida uma interação que, posteriormente, pode ser trabalhada mais profundamente até gerar, de fato, um retorno financeiro. 

2. Focar no seu nicho 

O que mais se encontra nos perfis afora, são marcas fazendo postagens genéricas, tentando acertar todos os públicos, mas sem direcionamento.  

Ao se deparar com essa situação, as pessoas sabem que aquela publicação existe apenas para preencher, quase que como uma obrigação, o momento é mostrar que a locadora se solidariza com determinada data. 

Dessa forma, ao invés de atrair novos seguidores, essas empresas estão destruindo a sua reputação perante ao público. Isso porque, deve existir o planejamento estratégico acerca dessas datas populares, trabalhando de maneira centralizada, o público de interesse. 

Em outras palavras, evite criar conteúdo generalista, busque conhecer quem é o seu consumidor e faça conteúdo que integre o momento aos interesses do seu nicho. 

3. Oferecer condições comerciais vantajosas 

É fato que, durante as datas populares, os clientes esperam poder contar com boas condições de aquisição. Com isso, vale a pena desempenhar certo investimento para criar promoções que atendam as expectativas do locatário. 

Para isso, use a criatividade e reserve uma quantia para promover estas ações, que podem ser descontos, brindes, sorteios, concursos ou frete grátis, por exemplo. 

Contudo, tome cuidado para não extrapolar e sair do orçamento, identifique qual operação é de maior interesse do seu público e coloque em prática. 

4. Planejar com antecedência 

Outro erro grave cometido pelas marcas no momento de estabelecer promoções nas datas comerciais é não se planejarem no tempo necessário. 

Defina prazos para que as ações possam ser executadas com certa “folga”, evitando gastos desnecessários e demanda de trabalho em excesso para sua equipe.  

Nesse ponto, também é crucial designar o investimento financeiro que será destinado para tal ação. Desse modo, é provável que a sua campanha renderá bons resultados. 

Mais ainda, se tudo ocorrer no prazo determinado, é perfeitamente possível atender a alta demanda gerada como resultado da ação executada. Assim, os clientes ficam satisfeitos com tudo sendo feito dentro do esperado e você garante maior margem de lucro com todos os processos ocorrendo de forma sublime. 

5. Definir boas estratégias de marketing 

Por fim e não menos importante, é crucial estabelecer boas estratégias de marketing, em todas as ações, mas especialmente durante as datas comerciais. A maneira com a qual você aplicará todas as ações dependerá também de quais canais serão utilizados nas divulgações. 

Logo, o planejamento de mídia deve ser considerado como um dos passos mais importantes no momento de definir quais os meios de divulgação.  

Não somente as redes sociais, mas também outras maneiras de atingir o público, como e-mail marketing e anúncios pagos, por exemplo. Claro que, tudo vai depender do orçamento e dos seus objetivos com cada campanha. 

No entanto, é importante proporcionar a melhor experiência ao usuário, garantindo que saia satisfeito das suas redes e que converta em uma oportunidade rentável. 

6. Contar com profissionais qualificados 

Assim, como complemento do último item, contar com auxílio profissional nesse momento pode ser uma alternativa bem interessante.  

Nesse sentido, unir a expertise que você tem sobre o seu negócio e o conhecimento especializado de alguém habilitado em estratégias de marketing, tende a render bons resultados. 

Agora, com todas essas informações, você pode trabalhar melhor o conteúdo da sua marca na internet. Mas não para por aí. O Eloca possui conteúdos interessantes para você expandir a sua locadora, tanto na parte de estratégia quanto assuntos relacionados a todos os setores de locação. 

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