Construir uma base de clientes e gerar receita a partir dela é o objetivo principal de qualquer locadora. Desse modo, conquistar cada possível freguês é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação.
No entanto, é frustrante quando você consegue atrair o consumidor, fechar um acordo e no final, a parte contratante não arcar com os compromissos financeiros e se tornar inadimplente perante sua empresa.
Infelizmente, essa é uma realidade muito presente na vida dos empreendedores, que precisam achar maneiras de lidar com a situação sem afetar o bom relacionamento e sem constranger o devedor.
No Brasil, segundo o Mapa da inadimplência e renegociação, do Serasa, até junho deste ano, 66,8 milhões de cidadãos se encontravam com o nome restrito.
Nesse sentido, existem algumas causas que explicam o porquê dessa condição, como:
Problemas financeiros;
Insatisfação com o produto ou serviço;
Esquecimento.
Logo, entender a razão que levou o seu locatário a ser inadimplente é o primeiro passo para saber lidar com a situação. Mas, independentemente de motivo que o levou a não efetuar o pagamento, é fundamental que você não desista dele.
Para tentar reverter esse cenário, você pode utilizar técnicas de cobrança e resolver o problema de maneira adequada. Assim, além de mostrar que a sua locadora preza pela qualidade de atendimento, agindo de maneira apropriada, sua locadora ganha pontos positivos com o cliente e com a comunidade.
Isso porque, ao agir com cautela e preocupação, você garante um bom relacionamento com o consumidor, cria um vínculo de fidelidade e pode até ganhar um defensor da marca.
Estabeleça a ideia de que o inadimplente de hoje pode se tornar um comprador assíduo no futuro, que honra com os compromissos financeiros e traz resultados para o seu negócio. Por isso, é essencial saber lidar com as circunstâncias de inadimplência na sua empresa.
Embora pareça algo simples, cobrar os locatários é uma responsabilidade que exige muita atenção e cuidado durante todo o processo.
Sendo assim, veja como evitar a situação e maneiras de se comunicar com os consumidores que possuem cobranças em aberto.
Prevenir contratantes inadimplentes
A princípio, criar formas de evitar que um cliente se torne inadimplente é fundamental para não afetar as finanças da sua locadora. Dessa forma, você pode adotar algumas medidas básicas para minimizar esses resultados.
Faça análises de crédito e consultas a respeito do consumidor antes de oferecer um contrato de locação são práticas essenciais;
Estabeleça uma boa régua de comunicação com o cliente, lembrando-o dos prazos;
Ofereça bonificações aos clientes que pagam antes do vencimento ou aos que o realizam no prazo;
Deixe claro ao consumidor as consequências que ele sofrerá caso não cumprir com os compromissos financeiros.
Não consegui evitar a situação de inadimplência, como devo cobrar meu cliente?
Como citado anteriormente, antes de mais nada é importante que você identifique a causa do atraso de pagamento.
Entender a origem do débito faz parte do processo de cobrança, pois é a partir dela que será elaborado o plano de ação sobre a comunicação entre você e o consumidor inadimplente.
Com isso, é nesse ponto que você deve fazer alguns questionamentos e também é nessa fase que mostra o quanto é essencial conhecer melhor sua base de contratantes.
Assim, em cada caso, procure definir quais os melhores meios de entrar em contato, tipos de negociações que podem surtir efeito, possíveis descontos, até que ponto é viável aceitar reduzir a dívida, quais as palavras corretas a serem utilizadas, entre outras perguntas que podem ser determinantes para o plano de ação.
No entanto, seja sempre educado e demonstre preocupação em entender o lado do cliente. Demonstrar preocupação e interesse em resolver o problema de forma amigável e que seja favorável para ambas as partes é o ponto principal de todo o processo.
Por fim, a melhor maneira de lidar com situações de inadimplência é utilizar sistemas de cobrança automatizados. Com isso, contar com esse recurso garante mais conversão de pagamentos em aberto e proporciona outros benefícios à sua locadora.
Ao implementar esses sistemas, o seu setor financeiro tem um aliado na gestão por meio de uma ferramenta que realiza toda a régua de comunicação com os consumidores, desde o momento da compra até nas situações de dívidas.
Assim, além de todo o procedimento de prevenção ocorrer de forma automatizada, as negociações de cobranças são feitas de maneira digital, tornando o processo otimizado e dando a você mais tempo para tratar de outros assuntos da locadora.
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