Como medir e avaliar a rentabilidade em sua locadora é de extrema importância para observar a saúde financeira. Isso porque a análise rasa do seu fluxo de caixa pode camuflar equipamentos que estão dando prejuízo. Para não cair num possível engano, reunimos neste conteúdo formas para calcular a rentabilidade da sua locadora.
Das diversas maneiras para calcular a rentabilidade do seu negócio, você deve considerar as seguintes para sua locadora:
Determine o lucro líquido:
O lucro líquido é a receita total menos os custos totais. Para determinar o lucro líquido de sua locadora de equipamentos, calcule todas as receitas e despesas associadas ao seu negócio. Inclua despesas como salários, aluguel de instalações, seguro, marketing, manutenção preventiva e reparos, depreciação de ativos, juros, impostos e outras despesas gerais.
Calcule o retorno sobre o investimento (ROI) da locadora e de cada equipamento:
O ROI é uma medida importante para compreender qual o percentual de retorno investido na sua locadora. Para calcular o ROI, divida o lucro líquido pelo investimento total e multiplique por 100. O investimento total inclui todos os custos associados à criação e operação da locadora de equipamentos, como a compra de equipamentos, aluguel de instalações, publicidade e marketing, entre outros.
Se o resultado for positivo, significa que o negócio está sendo lucrativo; se negativo, significa que você está tendo prejuízo. É importante que você calcule o ROI de cada equipamento, somando a esses investimentos todos os valores necessários para manter cada um deles úteis e disponíveis para locação, como manutenções – por exemplo.
Analise a margem de lucro:
A margem de lucro é outra medida importante que ajuda a medir a rentabilidade da sua locadora de equipamentos. Para calcular a margem de lucro, divida o lucro líquido pelas receitas totais e multiplique por 100. Quanto maior a margem de lucro, mais rentável é sua locadora de equipamentos. É importante ter de forma clara quais os equipamentos com maior e menor margem.
Veja também [vídeo]: como prever o fluxo de caixa da sua locadora
Analise o tempo de utilização dos equipamentos:
O tempo de utilização dos equipamentos é a quantidade de tempo que eles são utilizados pelos clientes em comparação com o tempo total disponível para locação. Quanto maior o tempo dessa utilização, mais rentável é sua locadora de equipamentos, pois você está maximizando o uso de seus ativos. É preciso observar este ponto com atenção, já que podem existir produtos com menor margem de lucratividade, porém com maior tempo de utilização. Por isso, tenha o registro de cada um dos seus equipamentos.
Acompanhe a taxa de inadimplência:
A taxa de inadimplência é a porcentagem de aluguéis não pagos pelos clientes. É importante acompanhar a taxa de inadimplência e tomar medidas para reduzi-la, pois ela pode afetar negativamente a rentabilidade da sua locadora de equipamentos.
Para calcular a taxa de inadimplência do seu negócio, basta seguir a seguinte fórmula:
TI = (T90/TT)x100.
TI é a Taxa de Inadimplência; T90 é o número de pagamentos em atraso por mais de 90 dias; TT é o total de pagamentos cobrados no mesmo período.
Compreenda quais são os motivos da inadimplência (esquecimento, acesso ao boleto, motivos de força maior ou perfil de cliente, por exemplo).
Utilize a tecnologia para fazer tudo isso de forma automática:
É possível ter acesso a diversos dados de extrema importância para a sua análise estratégica gerados de forma totalmente automatizada. Isso gerará, com toda a certeza, uma melhoria significativa para eficiência da sua locadora. Para isso, considere o investimento de uma excelente plataforma para locadoras como o Eloca, para visualizar todos esses dados em poucos cliques.