Como fazer a precificação dos equipamentos de tecnologia?

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Como fazer a precificação dos equipamentos de tecnologia?

Como fazer a precificação dos equiapamentos de tecnologia? Precificar equipamentos de tecnologia de uma locadora é uma arte. Isso porque não bastam apenas os cálculos que contam com os custos e margem de lucro: a formação de preço é construída a partir da sensibilidade do empreendedor em captar as nuances mercadológicas do seu respectivo segmento de atuação. Acompanhe, neste artigo, como precificar os equipamentos de tecnologia da sua locadora, levando em conta essa premissa de desenvolver mais sensibilidade mercadológica na sua jornada empreendedora.

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Muito mais que preço: a representação numérica do que é a sua locadora para o mercado

De acordo com a Harvard Business Review, existem 2 qualidades que englobam qualquer estratégia de sucesso na formação de preço: ser a complementação à estratégia de Marketing de um negócio e a criação de um processo coordenado e holístico.

A verdade é que o preço transmite eficientemente a filosofia de uma empresa e, por isso, tende a atrair perfis específicos de clientes. Um exemplo prático disso é a compra de um alimento: quanto mais elevado o preço, a expectativa gerada é a de que ingredientes e processos de mais qualidade estejam envolvidos na produção daquele produto.

A precificação também é um posicionamento mercadológico. A Swatch é um grande exemplo disso: a empresa tem a filosofia de que os relógios não são apenas funcionais, mas divertidos e fáceis – tão fáceis que os consumidores podem ter diversos deles. O preço de 40 dólares por um modelo tradicional não mudou em 10 anos e isso é a prática de um pensamento compartilhado por Franco Bosisio, um dos diretores do grupo: “o preço tornou-se um espelho para os outros atributos que tentamos comunicar […] Comprar um Swatch é uma decisão fácil de tomar […]. É provocativo, não é preciso pensar muito para adquirir um Swatch.”

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Como aplicar essa sensibilidade mercadológica na formação de preços de uma locadora de equipamentos de tecnologia?

Você precisa levar em conta 3 pontos: a filosofia da empresa, os valores tangíveis e os intangíveis.

Filosofia da locadora: a filosofia da empresa é definida pelos diretores e guiará todos os processos de funcionamento da sua locadora. Pergunte-se: por que sua locadora existe e o que a torna única? Uma filosofia clara é característica de negócios que alcançam mercados globais. Daí, fica aparente como a precificação acaba se tornando um elemento de comunicação do negócio.

Valores tangíveis: os valores tangíveis são aqueles rapidamente percebidos pelos consumidores e pelo mercado. Por exemplo, no caso dos equipamentos de tecnologia, existe um valor determinado no mercado para cada um dos aparelhos, criando um parâmetro do que está “caro” ou “barato”. Aqui, claro, envolve uma análise da concorrência, o acompanhamento do valor de aquisição e a depreciação de cada um dos itens. A questão é que muitos empreendedores podem focar em demasia nesse ponto, tornando seu preço estritamente racional.

Valores intangíveis: tudo aquilo que é difícil de ser racionalizado. Isso é comum em serviços, em que o trabalho humano se torna um fator quase sempre difícil de se estabelecer um parâmetro de preço. Gestos, comunicação, atendimento, serviços específicos relacionados aos equipamentos de tecnologia, tudo isso gera um tipo de experiência ao cliente. Considerando a filosofia da locadora, é válido desenhar toda essa atmosfera de valores intangíveis, que deverão ser sentidos pelos clientes em todas as etapas da jornada de compra: do atendimento na loja física, experiência no e-commerce da locadora até a devolução do equipamento.

As etapas da formação de preço de uma locadora de equipamentos de tecnologia

Agora que você pôde compreender como a formação de preço da sua locadora de tecnologia é uma arte, para ajudá-lo a essa atividade na prática, vale a pena seguir as seguintes etapas:

1- desenvolver a filosofia da empresa: aqui você precisa definir a essência do seu negócio e esboçar toda a experiência dos seus clientes com essa filosofia: como você imagina o primeiro contato dele, quais valores gostaria que fossem reforçados e como poderia aprimorar a jornada de compra para torná-la incomparável frente a concorrência.

2 – racionalização de todos os processos: identifique todos os custos de cada aparelho. Isso envolve: mão de obra, embalagem, frete, impostos e outros custos operacionais – além da sua margem de lucro. Leve em conta a depreciação dos itens para saber o momento de vendê-los para atualizar o mix de produtos. Aqui, você precisará de informação técnica para fazer o levantamento de todos os valores envolvidos para manter a operação da sua locadora.

3 – praticar e aprimorar: essa etapa não tem fim! É quando você, locador, une as duas últimas etapas na prática. É preciso estar sempre aberto para o novo, para a experimentação e possíveis reajustes de tudo o que você listou e percebeu. Pesquisas de satisfação, análises de performance e insights da equipe devem ser sempre bem-vindos. O levantamento de informações sobre como a sua locadora opera e é percebida é uma mina de ouro para que seja possível lapidar a sua locadora como um negócio de presença indiscutivelmente forte no mercado.

A presença online da sua locadora precisa ser incomparável

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Ricardo Rezende

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