Um dos maiores temores dos locadores são as fraudes. Afinal, elas podem causar prejuízos imensuráveis tanto em questões financeiras quanto em reputação de marca. Quer saber como evitá-las na sua locadora? Continue neste artigo do ELOCA.
De acordo com uma pesquisa da Associação de Examinadores de Fraudes e Certificados Online, 5% das empresas de locação perdem parte da receita todos os anos por conta de fraudes. Esse número é alarmante se considerarmos a quantidade de locadoras e o montante que circulam.
Fraude pode ser definida como ato enganoso, de má-fé e que tenha o intuito de prejudicar alguém por meio de documentos falsos, da clandestinidade e da omissão de pagamentos sob um determinado imposto ou produto.
Aplicando às locadoras, as fraudes podem acontecer de diversas formas, como a utilização do CNPJ para falsificações, golpes sendo aplicados em nome do negócio, roubos e até contratos falsos.
Ou seja, é algo extremamente burocrático para ser solucionado e que impacta toda a operação.
Para entender como a sua locadora pode evitar as fraudes, veja a seguir quatro ferramentas e ações para adotar.
1. Reconhecimento Facial
As empresas que adotam o reconhecimento facial adicionam uma camada extra antifraude, detectando a adulteração de documentos.
Por meio dessa tecnologia, é possível comparar a foto tirada por um usuário no momento do cadastro com a imagem do documento apresentado para a locação de um equipamento e, até mesmo, da identidade dos colaboradores da sua locadora,
2. Background Check
Essa é uma tecnologia muito utilizada nos Estados Unidos e que está no Brasil desde 2017. A partir dela, é possível acessar o histórico dos clientes novos através da consulta em instituições financeiras, da Receita Federal e até mesmo de notas fiscais emitidas (caso se trate de pessoa jurídica).
O Background Check é composto por três etapas:
I. Compliance: Identificando as regulamentações sob as quais sua locadora está sujeita e os tipos de checagem para que tudo seja feito conforme rege a legislação. Esta fase é responsável pela validação inicial e mostra os próximos passos, como se o negócio precisará adotar procedimentos mais simples ou complexos.
II. Fontes de Informação: Em seguida, identificam-se quais as fontes serão utilizadas para validar as informações que cumprirão com as normas de compliance. A busca pode ser feita na internet, por meio de bancos de dados.
III. Dados: Por fim, define-se quais informações são requisitadas aos clientes para validá-las. Para que o processo seja relevante a ambas as partes, mapeiam-se apenas os dados necessários e úteis para a finalidade da sua locadora.
Em posse dessas informações, pode-se — ou não — optar por finalizar o cadastro e a locação, sendo esta mais uma forma de evitar as fraudes.
3. Documentoscopia
Pode parecer algo ligado à área da saúde, porém esta é uma das tecnologias mais recomendadas para quem está traçando o plano antifraude de um negócio bem-sucedido.
Documentoscopia analisa, de forma detalhada, a veracidade de um documento pessoal e confirma se ele foi mesmo produzido por um órgão emissor e não teve nenhuma alteração.
Além disso, essa técnica apresenta um extenso processo de gerenciamento antifraude baseado em técnicas de ciência forense, sendo utilizada também por instituições financeiras e órgãos governamentais.
4. Seguro
Para as locadoras, contar com um seguro é fundamental para evitar prejuízos e golpes que podem impedir o estorno.
De acordo com o segmento da sua locadora, é aconselhável fazer um contrato que tenha mais coberturas e que proporcione uma taxa adicional caso os contratos sejam mais extensos e tenha um momento de crise, favorecendo a aplicação de golpes, por exemplo.
Saber como proteger o seu negócio de fraudes também é um diferencial competitivo perante a concorrência.
Para apoiá-lo nesse processo, conte com um ERP completo que gerencia todos os negócios da sua locadora e integra as áreas críticas, como compliance e finanças.
No Eloca E-commerce de locação, a plataforma com reconhecimento facial proporciona maior segurança e veracidade na hora de fechar os contratos.