Com o aumento da inflação e o estabelecimento da economia compartilhada, um fenômeno do tipo ganha-ganha tem crescido expressivamente: a locação de equipamentos. Por um lado, empresas, autônomos e pessoas físicas conseguem usufruir de bons produtos sem arcar com os custos altos de aquisição; por outro, as locadoras conseguem lucrar ao venderem a usabilidade desses itens até o limite do ciclo de vida útil.
Além do porcentual do lucro que deve compor o preço, é preciso pensar em outros pontos que somados farão seu negócio ser sustentável.
Para que você, locador, possa aproveitar este momento importante da transformação do ato de consumir, reunimos informações importantes para calcular o preço de locação dos equipamentos. Veja a seguir:
O prazo
Qual é o tempo mínimo que determinado equipamento deve ser locado? Levando em consideração o seu segmento de atuação e o seu tipo de equipamento, considere qual o período mínimo que será estabelecido no contrato. Considere a logística e os custos da operação.
Considere a depreciação do produto
Para descobrir a depreciação anual do equipamento, que é o desgaste natural com o uso e tempo, é preciso saber as seguintes informações:
_ O valor da aquisição (quanto custou no momento da compra)
_ O valor residual (quanto custa no momento atual)
_ Tempo de vida útil
Daí, basta aplicar a seguinte fórmula:
(Custo de aquisição – valor residual) / tempo de vida útil
Basta dividir o resultado por 12 para saber qual é o valor mensal da depreciação.
A manutenção mensal
Qual o custo de manutenção para manter seus equipamentos em bom estado para locações até o limite de tempo de vida útil? É preciso que você observe os principais defeitos com o tempo, tendo certa previsibilidade dos momentos de reparação.
Rateie os custos da locadora entre os equipamentos locados (margem de contribuição)
Faça uma planilha com todos os custos fixos e variáveis da sua locadora. Depois, liste todos os seus equipamentos, colocando a média de locações para cada um deles. Por exemplo, se você tem 20 betoneiras e 6 miniescavadeiras sempre locadas, é possível dividir o total dos seus custos com o total desses itens, grosseiramente. Dependendo do valor percebido desses itens, você pode ajustar de forma mais equilibrada esse rateio, a fim de colocar mais peso naqueles que têm capacidade maior de faturamento e, portanto, maior margem de contribuição.
Calcule a taxa mínima semanal ou diária
Somando a depreciação anual, valor da margem de contribuição, valor da manutenção e lucro, basta dividir o total por quatro (semanal) ou 30 (diária). Tenha em mente que isso representa a quantidade mínima que seria cobrada para alugar. Esse valor pode ser útil para calcular as multas por atraso, ou mesmo para equipamentos que podem ser locados em um curto período de tempo.
Separamos alguns conteúdos que irão ajudá-lo a abrir ou gerir uma locadora:
- Peças originais ou paralelas: o que é melhor para a manutenção dos seus equipamentos?
- Tudo sobre locação de equipamentos para construção civil
- Como começar um negócio de locação?
- Por que apostar no e-commerce de locação?
Que tal criar um e-commerce de locação de equipamentos?
O ELOCA é referência quando o assunto é criar um e-commerce para uma locadora de equipamentos. Se você já possui equipamentos armazenados e tem a intenção de alugá-los futuramente, comece sua jornada empreendedora com a plataforma escolhida por milhares de negócios da economia compartilhada.
Com o Eloca e-commerce, sua locadora de equipamentos tem:
– segurança criptografada;
– validação facial antifraude;
– adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
– dashboard com visão geral das locações;
– equipe de suporte altamente capacitada;
– fácil usabilidade.