A agenda ESG é um conjunto de ações que envolvem as responsabilidades ambiental, social e de governança de uma empresa.
Estar adepto à uma agenda ESG deixou de ser apenas uma tendência no mundo corporativo. Atualmente, pode-se encarar a preocupação com as responsabilidades social e ambiental como uma oportunidade única de se destacar e aprimorar seus resultados no meio rental ao mesmo tempo em que a sua locadora se preocupa com questões essenciais da sociedade. Leia mais abaixo!
Agenda ESG: qual é a sua importância para locadoras de equipamentos?
Alugar é o novo comprar. Além de estimular a reutilização de bens e equipamentos, o sistema de aluguéis alia-se à luta pela sustentabilidade. De fato, sabemos que o setor de locação de equipamentos frequentemente lida com maquinários e veículos que têm um impacto significativo no meio ambiente.
Assim, é possível adotar práticas sustentáveis na sua rotina como locador para que os impactos desses bens sejam ainda mais minimizados para o meio ambiente.
São ações possíveis e benéficas:
- realizar a manutenção regular e vistoria desses insumos, bem como atentar-se ao ciclo de vida dos equipamentos disponíveis;
- adotar tecnologias verdes e o descarte responsável desses equipamentos quando necessário;
- investir em programas de responsabilidade sustentável.
Estratégias para implementar uma agenda ESG em locadoras de equipamentos
Dentre as principais estratégias para implementar uma agenda ESG com eficácia em sua locadora, a transparência nas práticas de governança é o primeiro item para o qual devemos voltar a nossa atenção. A transparência constrói confiança e credibilidade.
Mas como fazer isso no dia a dia? As locadoras podem adotar políticas em relação à gestão financeira, ética nos negócios e diversidade na liderança – e deixar isso claro para seus clientes através de releases e relatórios.
Aqui, as redes sociais também podem ser grandes aliadas dos gestores e times ao falarmos de divulgação e transparência. Isso não apenas atende aos padrões ESG, mas também cria um ambiente interno saudável e atraente para novos talentos.
Como dicas extras, estratégias como realizar uma análise detalhada do ciclo de vida dos equipamentos oferecidos também pode revelar oportunidades para reduzir o impacto ambiental. Divulgue isso para a comunidade! A tarefa inclui escolhas conscientes de materiais, eficiência energética e práticas de descarte responsável, como citamos acima.
Além disso, outra alternativa é estabelecer parcerias com organizações locais e iniciativas comunitárias, de modo a criar vínculos valiosos com a sociedade e as pessoas do contexto da sua locadora.
Tecnologia verde: livre-se da papelada desnecessária!
Adotar tecnologias verdes, como equipamentos movidos a energias renováveis e sistemas de monitoramento eficientes, são atitudes que não apenas reduzem os custos operacionais, mas também destacam o compromisso da locadora com a sustentabilidade.
Essa necessidade pode ser suprida com a ajuda de sistemas de gestão, que além de acabarem com a gestão manual, cheia de papeladas e desorganização, também conferem mais tempo hábil para que você, gestor, possa prestar mais atenção à agenda ESG da sua locadora.
Você já conhece o Eloca CRM, e Eloca ERP e o Eloca E-commerce? Saiba como eles podem ajudar a alavancar os processos da sua locadora aqui!