Apesar de podermos listar uma série de motivos pelo crescimento do mercado de locação, sem sombra de dúvidas a internet é o meio que disseminou o modelo de negócios para as mais diferentes áreas de consumo. Isso porque possibilitou a conexão de pessoas, a partir dos milennials (geração nascida entre 1981 e 1996), que experimentaram algo nunca antes visto: pessoas com variadas ofertas e compradores separados apenas pela tela do computador.
Ainda, sabe-se que 3 a cada 4 milennials preferem gastar suas economias em experiências, ao invés de adquirir bens. E as gerações seguintes têm seguido com uma visão de mundo cada vez mais desprendida da noção de posse.
A possibilidade de ter suas necessidades em poucos cliques somada ao crescente desprendimento da ideia de posse explicam, dentre outros diversos fatores, o crescimento expressivo do nosso mercado de locação. Mesmo que a sua locadora forneça produtos ou equipamentos para outras empresas, não se engane: essa é a mesma geração ativa no mercado de trabalho e, portanto, elas estão reformulando todas as formas de consumo.
Por que o e-commerce é tão atrativo para o público?
Pense em como você realiza uma compra tradicional. Primeiro, precisa se deslocar até a loja. Depois, buscar pelo produto. Ainda, pode enfrentar uma fila. Se tiver veículo próprio, precisa se preocupar com trânsito e estacionamento. A verdade é que, apesar de a loja física ter sua posição de importância intransferível, comprar de forma tradicional despende tempo – cada vez mais escasso para as gerações economicamente ativas.
Disponibilizar um showroom online com todas as informações sobre os produtos, formas de pagamento, segurança e até contrato em poucos cliques. Reduz de forma indiscutível o processo de compra e até custos relacionados a experiência.
As principais características que tornam o e-commerce importante
O e-commerce é o seu “território” no mundo online. Portanto, ter uma loja virtual de locação é existir na internet. Além desse ponto de importância, podemos destacar:
Credibilidade: uma boa plataforma de e-commerce transmite credibilidade tanto para os possíveis clientes quanto para os mecanismos de busca como o Google. Para os clientes, criam um fluxo de jornada de compra prazerosa, com todas as informações necessárias para o fechamento da negociação; para o Google, sinaliza que o site é seguro e merece aparecer nos resultados de busca ( para isso é importante checar se a plataforma de e-commerce disponibiliza segurança criptografada, por exemplo). Quanto mais visitas e maior o tempo de permanência delas, maior será a importância da sua loja compreendida pelo Google – como num sistema de retroalimentação.
E-commerce para locação – uma máquina de capturar dados: tudo o que os usuários fazem na sua locadora online pode ser computado, compreendido e analisado. Um e-commerce é, nesse quesito, uma mina de ouro para sua locadora. Você será capaz de descobrir valiosos padrões comportamentais do seu público-alvo e produtos mais e menos acessados, informações indispensáveis para campanhas de Marketing. Na verdade, as campanhas de Marketing Digital dependem muito dessas informações, já que uma das principais estratégias é impulsionar conteúdo para público semelhante àquele que já acessa sua loja.
Criação de funil de vendas: toda essa atividade poderá ser automatizada. A automatização de processos permite a criação de um funil de vendas, em que você saberá quantas oportunidades Marketing precisa criar para gerar vendas. Toda essa automatização fará da sua loja virtual um sistema que se retroalimenta e que, ao contrário da sua loja física, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.
ELOCA, a plataforma de e-commerce dos gigantes da locação.
Que tal utilizar a mesma plataforma de e-commerce para locadoras de gigantes como Magalu e Casa do Construtor por menos de R$12 por dia?
O Eloca e-commerce oferece:
_ segurança criptografada;
_ validação facial antifraude;
_ adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
_ dashboard com visão geral das locações;
_ equipe de suporte altamente capacitada;
_ fácil usabilidade.
E quando sua loja virtual se transformar em uma máquina de vendas, nós temos também o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.