Google Ads para locadoras: como fazer anúncios na internet?

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Google Ads para locadoras: como fazer anúncios na internet?

O que são mídias pagas?

Antes de tudo, precisamos compreender o que são Mídias Pagas. Elas são formas de comunicação e conteúdo que a empresa realiza investindo dinheiro, esperando um resultado específico, mais conhecido como os anúncios pagos nas plataformas digitais. 

Existem duas formas de investir em mídias pagas muito conhecidas, como o Facebook Ads (por onde também se realiza anúncios para o Instagram) e o Google Ads, que é a mídia paga que estamos abordando neste conteúdo.

O que são palavras-chave e como pesquisá-las?

As palavras-chave são as palavras digitadas pelos usuários nos campos de busca. Para encontrá-las, você pode digitar algumas ideias no campo de pesquisa e deixar que o Google Autocomplete mostre aquela lista de possíveis pesquisas, como na imagem abaixo:


Digitamos “alugar betoneira de” e deixamos que o Google Autocomplete nos mostrasse a lista de sugestões de pesquisa.
 

Ao final da página, você também consegue acessar mais palavras-chave nas pesquisas relacionadas:



Palavras-chave que aparecem no final da página de resultados do Google, contendo palavras relacionadas com a pesquisa do exemplo “alugar-betoneira-de”.

Você também pode pesquisar palavras-chave no Google Trends, ou mesmo utilizar ferramentas como Ubersuggest ou Semrush, que apesar de serem plataformas pagas, disponibilizam um limite diário de pesquisa gratuita.
 

Como funciona o Google Ads?

De forma resumida, o Google Ads funciona em forma de anúncios pagos em diversos formatos, tanto nos resultados na rede de pesquisa (a conhecida página com a lista de resultados de diversos sites que aparece quando pesquisamos no Google), quanto nos vídeos do YouTube, por exemplo.

Os diferentes formatos têm eficiência para diferentes objetivos, que podem ser estabelecidos logo ao começar uma nova campanha no Google Ads. São eles: vendas; leads; tráfego do site; consideração de produto e marca; alcance e reconhecimento da marca; promoção de app. Você ainda pode realizar uma campanha sem objetivo, o que não é muito indicado para quem tem recursos escassos.

Quando você escolhe palavras-chave para investir no seu anúncio, está leiloando com outras empresas que também escolheram as mesmas palavras. Quem paga mais tem os melhores posicionamentos para as palavras escolhidas.

Estabelecendo o objetivo de campanha no Google Ads

Objetivos de campanha no Google Ads: vendas; leads; tráfego do site; consideração de produto e marca; alcance e reconhecimento da marca; promoção de app

Geralmente os iniciantes em anúncios selecionam como objetivo tráfego no site. Isso porque essa opção aparenta ser a mais simples de se iniciar, já que não é preciso nenhuma configuração adicional. Mas para locadoras que utilizam plataforma de e-commerce, o mais adequado seria selecionar o objetivo de vendas. O interessante é que, ao escolher esse objetivo, você consegue visualizar o quanto vendeu pela loja virtual da sua locadora para cada campanha ativa.

Tipos de campanha no Google Ads

Logo após escolher o objetivo, você precisará escolher o tipo de campanha, nas opções disponíveis:



Seguindo a estratégia já testada e confirmada pelos nossos especialistas de tráfego, o mais indicado é que você selecione Pesquisa. Essa opção fará com que você participe das primeiras posições de anúncios de quando as pessoas realizarem uma busca por determinada palavra-chave que você selecionou em sua campanha.

Exemplo de anúncios pagos na página de resultados de pesquisa para palavras-chave “alugar betoneira”

Quanto preciso investir no Google Ads para minha locadora?
 
Essa pergunta é muito comum entre as pessoas que começaram recentemente no mundo do Google Ads. Mas a resposta é muito relativa: depende do produto ou da disputa pelas palavras-chave.

Suponhamos que você tenha uma locadora do ramo de construção civil e queira criar uma campanha para apenas 3 produtos específicos, sendo eles: martelete, andaime e betoneira.

Para cada produto, você precisará escolher as palavras-chave de forma estratégica para compor a campanha para que seu anúncio apareça quando as pessoas pesquisarem, participando, assim, do leilão com outras empresas.

Nesse caso, teríamos 3 grupos de anúncios com suas respectivas palavras-chave e anúncios previamente já preenchidos. 

Suponhamos, ainda, que por dia você investiu R$100,00 para todos grupos.
Depois de 10 dias, o investimento foi de R$1.000 que geraram, hipoteticamente, 10 vendas, faturando R$4.000 pelo seu e-commerce. Neste caso, cada venda custou R$100 em anúncio de Google Ads, com o valor de R$400 cada (sendo R$400 x 10 vendas no total de R$4.000). 


O importante é levantar hipóteses, testá-las e obter dados, e seus próprios KPIs (Indicadores de performance, que demonstram o quanto suas ações performam).Tendo essas métricas com base nas campanhas de Google Ads criadas para sua locadora, fica fácil tomar a decisão mais adequada, seja a de inserir mais investimento para obter mais vendas, ou até mesmo criar mais campanhas de outros produtos, descobrindo o que funciona ou o que não funciona.

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Ricardo Rezende

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