Como montar uma locadora de equipamentos para construção civil

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Como montar uma locadora de equipamentos para construção civil

Pensando em abrir uma locadora de equipamentos para construção civil? Então, este conteúdo é especialmente para você. Veja com estes 5 passos valiosos para criar um negócio que seja altamente competitivo desde o início de sua abertura.


Abertura legal #1
Para que sua locadora esteja dentro da legalidade perante o governo, é preciso abrir um CNPJ. Ainda, dependendo do público-alvo, não paga impostos como médias e grandes empresas, mas emite faturas de locação e notas de débito para reembolso

Você pode começar como MEI (com o limite anual de faturamento de R$ 81.000 anuais) e providenciar o desenquadramento assim que bater o faturamento. Dessa forma, você paga impostos relacionados a sua categoria, que são menores, com a possibilidade de arcar com custos conforme o crescimento da sua locadora.

Desenvolvimento de identidade visual #2
Muita gente acha que o logotipo é a identidade visual, mas o primeiro é parte do segundo. A identidade visual é a padronização da comunicação da sua empresa, que engloba o logo, cores, símbolos, linguagem, fotografia e tipografia, de forma harmônica e reconhecível pelo público-alvo. Tudo isso é feito estrategicamente para comunicar algo, por isso deve ser feito por profissionais de Comunicação, especialmente Design.
Faça uma lista com as palavras que melhor descrevem o que você deseja transmitir, pensando no seu público-alvo, mas cuidado para não cair em obviedades (atendimento único, a melhor, etc). Quanto mais personalidade tiver essa lista, melhor será a sua comunicação. Ela será útil para que o designer desenvolva uma identidade de personalidade.



Público-alvo
Para quem você está pensando em vender? É mais eficiente, principalmente quando acabamos de abrir um negócio e temos poucos recursos, estabelecer um público nichado. Isso fará com que você concentre todos os seus recursos de forma mais eficaz, principalmente quando realizar campanhas de Marketing Digital. Observe a região onde sua loja física está estabelecida, faça um estudo da região e veja quais são as principais necessidades.

Definição de metas e indicadores #3

Se você possui alguma experiência no ramo, ela servirá para criar as primeiras metas e indicadores. Caso você não tenha, será preciso descobrir através de um estudo da concorrência. Quais são os preços praticados? Os prazos? O processo de atendimento? Com essas informações, você conseguirá ter uma noção de como pode estabelecer suas metas e seus indicadores.
Mas para tornar esses números mais condizentes com a sua realidade, é preciso calcular adequadamente o preço final das assinaturas dos equipamentos considerando efetivamente seus custos. 

Automação de processos #4
Liste as principais atividades que podem ser automatizadas no dia-a-dia para não perder tempo útil, algo precioso no início de um negócio. Você deve ter uma boa forma de controle do estoque, atendimento e gerenciamento de todo o processo. Ainda, vale levantar essas dúvidas: quais são os produtos de maior giro? quantas unidades preciso ter dele? Tais dúvidas serão importantes para estabelecer prazos e planos de assinatura, por exemplo.

Presença online #5

Todo locador precisa ter consciência de que seu negócio necessita da internet. Nosso ramo de locação se disseminou exponencialmente no meio online, por isso, uma excelente plataforma de e-commerce deve ser considerada na sua planilha de custos, nem que você rateie entre seus equipamentos.. O e-commerce permite que a sua locadora apareça nos espaços online. Ainda, com os blogs, você pode criar conteúdo para ficar cada vez mais presente nos resultados de busca.
Além disso, uma boa plataforma de e-commerce permite que você tenha excelência na tarefa da dica anterior, pois apresenta ferramentas de controle de estoque, processo de negociação totalmente online, além de valiosos dados comportamentais dos clientes e possíveis clientes que visitam sua loja online.

Dica extra: crie uma estratégia omnichannel
Para as pessoas que fecharam negócio na sua loja física, crie um cupom de vantagens (descontos, kits, brindes). É bem provável que elas tenham assiduidade em realizar negociações posteriormente no seu e-commerce por conta desse primeiro contato físico. Elas vão se sentir gratas: realizar as negociações totalmente online poupam recursos e tempo tanto dela quanto da sua locadora.

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ELOCA: sua locadora sempre a frente do tempo.
Para colocar em prática os insights obtidos através deste conteúdo, você precisa ter a mais atualizada plataforma de e-commerce para locadoras. Nossas tecnologias são utilizadas por gigantes do mercado como Magalu e Casa do Construtor, além de centenas de outros clientes que recebem milhares de oportunidades todos os meses. 

O Eloca e-commerce oferece:
_ segurança criptografada;
_ validação facial antifraude;
_ adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
_ dashboard com visão geral das locações;
_ equipe de suporte altamente capacitada;
_ fácil usabilidade.


E quando sua locadora virtual se transformar em uma máquina de locações, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.

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Ricardo Rezende

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