Empresas omnichannel: por que e como utilizar essa abordagem

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Empresas omnichannel: por que e como utilizar essa abordagem

As empresas omnichannel têm ganhado tanta importância ao ponto que, hoje em dia, a adoção dessa estratégia é um dos fatores de sucesso de um negócio. Grande parte dos e-commerces já perceberam a relevância de ter esse planejamento a partir do momento em que as lojas físicas estão se integrando e, com a crescente onda da economia de locação, está cada vez mais clara a necessidade das coorporações de aluguel estarem presentes nos ambientes on e offiline.  

As tendências de consumo sofreram e estão passando por grandes mudanças. Várias pesquisas mostram que a  lógica da economia do compartilhamento é a escolhida pelos Millennials e pela Geração Z – devido a essa preferência, o mercado, como um todo, está se atualizando. Esses grupos preferem ter acesso aos produtos e às experiências em vez de adquirí-las. Um dos desdobramentos desse comportamento é a economia da locação, na qual a pessoa aluga o equipamento  pelo período necessário e, depois, devolve-o. 

Outra questão que também está sendo alterada por esses grupos e se espalha para todos os setores é: onde consumir. Cada vez mais as pessoas têm optado por utilizar a internet como plataforma para realizar todas as tarefas que precisam. E não só nos sites, mas também nos aplicativos e nas redes sociais. 

A junção dessas duas tendências mostra a importância das empresas de locação estarem presentes no mundo digital, as chamadas e-rental. Especialmente de uma forma omnichannel

Para você entender o que é essa estratégia e como inseri-la na sua empresa de locação, continue nesse artigo. Aqui. você verá: 

  1. O que é omnichannel?
  2. Benefícios das empresas omnichannel
  3. Como estruturar uma estratégia omnichannel
  4. Omnichannel no Brasil
  5. O que é omnichannel?

É a eliminação das barreiras entre o mundo offline e o online, integrando as ações das lojas físicas, virtuais, aplicativos e redes sociais. Assim, a experiência do cliente está toda conectada e ele é o foco – todas as estratégias convergem para facilitar a sua vida. 

Essa prática é diferente, e pode até ser considerada uma melhoria, do multicanal. Ser multicanal significa estar em vários locais para ganhar o cliente. Porém, nesse caso, não há a integração, o que é essencial na técnica omni.  

Um exemplo prático do dia a dia é um cliente que pesquisa um equipamento em um site e faz um cadastro inicial. Entretanto, ele está com algumas dúvidas e liga para a central de atendimento da loja. Ao entrar em contato, se a empresa for omnichannel, a pessoa não precisará realizar o cadastro novamente, pois seus dados já estarão cadastrados.  

Outra situação seria uma pessoa que pesquisa um equipamento na loja física, realiza a locação no site e recebe o produto em sua casa. Entretanto, por algum motivo, está insatisfeita e deseja fazer a troca. Assim, ela busca um aplicativo ou uma central telefônica para solicitar a devolução e o novo envio, e é prontamente atendida.  

A ideia principal, aqui, é que o cliente seja bem atendido e tenha suas solicitações resolvidas da maneira mais prática, independente da forma em que chegou até a loja. 

  1. Benefícios das empresas omnichannel de locação

Novas oportunidades de venda – estar disponível em vários ambientes, atrai mais consumidores. Consequentemente, mais possibilidades de venda 

Mais tempo para fazer negócios – o cliente tem acesso 24h por dia durante todos os dias da semana. Assim, a locação de equipamentos pode ser feita a qualquer momento, havendo mais chances de gerar conversões e de concretizar negócios. Essa ideia vai ao encontro da citada acima, elas andam lado a lado. 

Estoque integrado – possibilidade de verificar quais e quantos equipamentos estão disponíveis para alugar naquele período. 

Otimização de recursos – aluguel online permite que o cliente faça todo o processo sozinho. Ou seja, não é necessário alocar recursos para fechar a locação ou realizar a parte burocrática. 

Facilidade nas cobranças – ninguém gosta de cobrar ou ser cobrado, mas falhas no pagamento podem acontecer. Dessa forma, a estratégia omni oferece ao cliente mais opções para fazer a transação, além de cobrá-lo por e-mail, app, e demais plataformas. 

Conveniência – o cliente pode escolher qual é o canal mais conveniente para ele, facilitando o processo de compra.  

  1. Como estruturar uma estratégia omnichannel

Integre todos os canais  – a empresa precisa possuir um sistema que conecte, efetivamente, todas as áreas. Como são muitos dados, é preciso um software que consiga lidar com todas as informações de maneira produtiva e inteligente.  

Invista em atendimento com chatbots – também chamados de “assistentes virtuais inteligentes”, esse tipo de software estabelece uma conversa com o cliente. Dessa forma, é possível armazenar os dados sobre aquela pessoa, fornecer recomendações de produtos e oferecer assistência personalizada. 

Controle de estoque e logística – todos os canais devem ter acesso às informações em tempo real. Assim, evita-se locar um equipamento que não está disponível. É essencial também cuidar das questões de logística para a entrega e devolução do mesmo. 

4. Omnichannel no Brasil 

De acordo com uma pesquisa, 77% dos consumidores desejam ter uma experiência omnichannel unificada. Entretanto, no Brasil, a implementação da técnica ocorre de forma lenta, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. O país está no estágio 3 de implantação dessa arquitetura, em um processo que contém 10 fases. Isso significa que os negócios buscam essa estratégia como forma de se assemelhar aos concorrentes, entretanto incluem elas no planejamento.  

Um terceiro estudo mostra que apenas 7% dos clientes estão extremamente satisfeitos com a uniformidade, integração e consistência oferecidas pelas marcas. 

Considerando esse cenário, a empresa de locação de equipamentos que sair na frente, nesse quesito, tende a ganhar muitos pontos com os clientes. Com a ELOCA você pode aproveitar essas tendências, que estão cada vez mais consolidadas. A plataforma de e-rental oferece a experiência completa para o seu consumidor, com um catálogo variado e simples de escolher. Ela é instalada no site da sua empresa para que o consumidor possa realizar os processos burocráticos totalmente online.

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