Endereço fiscal e documentação
Antes de tudo, você precisa escolher o endereço fiscal da sua locadora. Esse endereço é obrigatório para que você consiga abrir seu CNPJ, já que é através dele que haverá a comunicação entre o seu negócio e o governo. Se você não quer dar seu endereço residencial como endereço fiscal, é possível alugar salas comerciais que podem servir para esse propósito, pelo menos num primeiro momento.
Para dar entrada do seu registro na Junta Comercial, será necessário ter seus documentos pessoais e comprovante de residência. Com o auxílio de um contador, será possível obter o CNPJ, solicitar o alvará de funcionamento e licenças, além do registro da previdência social.
O locador de equipamentos pode ser MEI?
Se você tem poucos recursos neste primeiro momento para começar o seu negócio de locação, é possível abrir um MEI. O faturamento deve limitar-se a R$81 mil anuais e os impostos ficarão em torno de R$60 por mês. Você ainda pode ter um colaborador, mas não é possível ter uma sociedade nesta categoria. Você ainda terá direito à licença maternidade, auxílio-doença e previdência, como também facilidade em crédito – o que será vantajoso para adquirir equipamentos.
O CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) de MEI para essa categoria, que é o código identificador com finalidade reguladora da atuação do seu negócio é o 7739-0/99, que indica a atividade de locação de equipamentos comerciais e industriais.
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Os 7 nichos que mais crescem no mercado de locação
O mercado de locação tem crescido exponencialmente. Um levantamento de CNAEs realizado pelo Sebrae apontou que, de 2018 a 2021, houve a abertura de 56.812 micro e pequenas empresas no ramo.
O analista de competitividade do Sebrae, Alberto Ribeiro, explica que os números representam dois comportamentos: a força da economia compartilhada, que se intensificou entre os consumidores na pandemia, e o próprio modelo de negócios de locação que se mostra mais vantajoso aos empresários que têm enxergado novas oportunidades.
O levantamento do Sebrae ainda relaciona os nichos que mais têm crescido:
_Meios de transporte: 154%
_Máquinas e equipamentos de construção sem operador: 90%
_Equipamentos científicos, médicos e hospitalares: 72%
_Máquinas e equipamentos agrícolas: 72%
_Móveis, utensílios, eletroeletrônicos e instrumentos musicais: 68%
_Máquinas e equipamentos comerciais e industriais: 68%
_Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório: 32%
Comece com um enfoque em sua locadora.
Se os seus recursos são limitados num primeiro momento para investir em equipamentos, comece com uma pequena cartela de produtos dos mais procurados, para depois ampliá-la conforme sua locadora cresce. Você pode realizar pesquisas no Google sobre o nicho que deseja atuar, encontrando palavras-chave, ou mesmo observando concorrentes.
Depois de entender o ciclo de vida deles, faça também um planejamento com a possibilidade de vendê-los como seminovos para adquirir outros modelos ou outros produtos.
A necessidade do e-commerce no segmento de locação
Com o crescimento do mercado tanto na abertura de empresas e busca por opções de locação por parte de consumidores e sendo a internet um indispensável canal de comunicação na atualidade, a falta de um canal de vendas online é pungente.
Para comprovar esse ponto, basta observar sua própria realidade. Quando você tem alguma necessidade, a primeira coisa que faz é realizar pesquisas no Google, não é mesmo? O celular já é uma extensão do nosso corpo. Na verdade, até 2024, as negociações via mobile tem a expectativa de gerar 4,5 trilhões de dólares, sendo responsável por 69,9% do faturamento das locadoras.
Ainda, com o tempo cada vez menos disponível, as pessoas estão mais intolerantes e têm a expectativa de encontrar suas respostas em torno de 4 segundos. Se você não oferecer a melhor experiência possível online, é bem provável que perca oportunidade de venda. Resumindo: o cenário de locação está em constante crescimento, mas também cresce a competitividade pela atenção do consumidor.
Por isso, é indispensável que sua locadora tenha uma ótima plataforma de e-commerce, com carregamento rápido, informações claras e concisas, além de uma navegação intuitiva e fluida. Seu e-commerce tem que se mostrar como um meio solucionador, que sana as dúvidas e deixa a compra praticamente irresistível.
Portanto, ter uma loja virtual de qualidade deve ser um dos pontos de obrigatoriedade do plano de negócios de quem quer começar um negócio de locação, bem como toda a estratégia de Marketing Digital para levar esses consumidores a ele através de redes sociais.
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- Google Ads para locadoras: como fazer anúncios na internet?
- Os principais canais de vendas para locadoras: alugar online é o novo comprar
ELOCA: sua locadora sempre a frente do tempo.
Para colocar em prática os insights obtidos através deste conteúdo, você precisa ter a mais atualizada plataforma de e-commerce para locadoras. Nossas tecnologias são utilizadas por gigantes do mercado como Magalu e Casa do Construtor, além de centenas de outros clientes que recebem milhares de oportunidades todos os meses.
O Eloca e-commerce oferece:
- segurança criptografada;
- validação facial antifraude;
- adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook) ;
- dashboard com visão geral das locações;
- equipe de suporte altamente capacitada;
- fácil usabilidade.
E quando sua loja virtual se transformar em uma máquina de vendas, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.