7 provas de que o marketing da sua locadora está errado

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7 provas de que o marketing da sua locadora está errado

Para a sua locadora crescer e se destacar, é preciso investir em marketing. E o objetivo não é apenas locar mais, mas construir e posicionar a marca no mercado. 

Entretanto, se o planejamento não for bem realizado e executado, os resultados podem não ser os esperados, gerando frustação e pior: investimentos sem retorno.  

Por isso, saber como funciona o segmento de atuação é fundamental para esse start. Além de entender profundamente sobre o mercado digital que tem crescido e despontado como uma poderosa plataforma. 

Quer saber o que a sua locadora está fazendo de errado no marketing e como recalcular a rota? Continue neste artigo.  

Primeiro, o que é marketing 

Marketing é uma área estratégica para qualquer segmento de negócio, porque faz a ponte entre o público interno e externo. 

Isto é, reúne ações como o entendimento do mercado e dos clientes para desenvolver ou adicionar novos produtos e serviços no portfólio, está alinhado às tendências e traça a melhor comunicação, gerando valor à audiência.  

“É a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. É a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo um relacionamento lucrativo com eles.” (Philip Kotker) 

Com a digitalização, o marketing também ganhou uma nova vertente: o marketing digital. Este usa as plataformas multimídia para alcançar o público-alvo e realizar a promoção da marca.  

Agora, vamos conhecer as 7 provas de que o marketing da sua locadora está errado? 

1. Falta de planejamento

Planejamento é a causa número um das falhas das ações de marketing em locadoras. Isso porque, a própria raiz da palavra indica que é preciso “elaborar um plano, planejar”. 

A partir do momento em que se conhece em profundidade o negócio, o segmento, o público-alvo e se têm objetivos mensuráveis, é possível projetar as ações de marketing de forma efetiva, baseadas em um cronograma linear.  

2. Não conhecer o público-alvo (persona)

Quem é o cliente da sua locadora? Se a resposta não estiver na ponta da língua, há um problema. 

Conhecido também como público-alvo ou persona, trata-se do perfil de cliente ideal para locar os seus produtos.  

Sabendo das suas preferências, rotina, linguagem e padrões de comportamento, cria-se uma comunicação voltada para ele e nas plataformas utilizadas. 

Desta forma, fica muito mais fácil chegar na persona adequada, manter um relacionamento com ela, bem como posicionar a sua locadora neste segmento de atuação. 

3. Ignorar os concorrentes

Ter clareza de quais são os principais concorrentes adiciona uma vantagem competitiva ao negócio.  

Entender as estratégias que utilizam, o público que loca deles, assim como detalhes que são importantes para o seu planejamento, fazem com que a sua locadora possa oferecer novos produtos e serviços, saindo na frente. 

Leia mais em ELOCA: Como destacar a sua locadora da concorrência?  

4. Não ter ferramentas ou não saber utilizá-las

Vivemos em um mundo digital e isso não pode ser negado. Para o marketing da sua locadora funcionar em plenitude, ferramentas que integram desde a gestão até a operacionalização das atividades fazem-se necessárias. 

E, mesmo que se tenha um pool de ferramentas, é recomendado saber utilizá-las. Se não tiver alguém com essa competência no time, pode contar com o Eloca Agência Digital.  

5. Deixar a jornada do locador de lado 

experiência do cliente também faz parte das ações de marketing, sendo o que fideliza e atrai novos locadores para a sua empresa. 

Saber o que ele busca naquele momento, entregar o produto e manter contato periódico, além de proporcionar uma jornada agradável desde o primeiro contato faz com que esse consumidor não apenas torne-se recorrente, de forma que se atue como propagador da marca.  

6. Estar presente em todos os canais

Engana-se quem pensa que basta estar em todas as plataformas para ter o melhor marketing. Este é um erro que pulveriza os esforços, fazendo com que os resultados das ações não sejam maximizados. 

Assim, compreender o público-alvo faz com que foque nas redes sociais utilizadas por ele e busque manter um site alinhado com as tendências, sempre atualizado e de fácil navegação.  

7. Não se importar com os resultados

Resultado deve ser mensurado em qualquer área de uma locadora, principalmente quando se trata de marketing. 

Analisar e entender os indicadores de uma campanha, por exemplo, evita alocar recursos onde o resultado não é positivo e a ter uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.  

O marketing é uma área estratégica que merece atenção, destaque e foco. Por isso, contar com um parceiro que entende do segmento de locação, o ELOCA adiciona serviços de marketing digital para ampliar o desempenho da sua locadora.  

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Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

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