5 processos essenciais sobre patrimônios para locadoras de tecnologia

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5 processos essenciais sobre patrimônios para locadoras de tecnologia

Existem 5 processos essenciais para que sua locadora de tecnologia opere com eficiência. Você já aplicou algum deles no seu negócio? Importantes para detectar pontos que precisam de reajuste na sua jornada empreendedora, eles auxiliam na tomada de decisões estratégicas e direcionamento da sua locadora. Veja a seguir cada um deles.

O patrimônio das locadoras de tecnologia é composto por equipamentos e dispositivos eletrônicos. Para gerenciar esse patrimônio de forma eficiente, existem cinco processos essenciais a serem considerados:

  1. Inventário: O primeiro processo essencial é ter um inventário completo e preciso de todo o patrimônio da locadora. Nele, é preciso identificar cada um dos seus itens, condição, valor de manutenção, custo de aquisição e depreciação. Um inventário detalhado é fundamental para garantir que todos os equipamentos estejam sendo utilizados de maneira eficiente e que não haja perdas ou roubos.
  2. Monitoramento/ manutenção: O  segundo processo que deve ser implementado na sua locadora de tecnologia é o do monitoramento regular do seu patrimônio. Isso envolve verificar se todos os itens estão em boas condições de funcionamento e se estão sendo utilizados adequadamente pelos clientes. É necessário, também, incluir a manutenção de cada um dos equipamentos, com agendamento periódico de reparos, substituições e, inclusive, materiais educativos com as melhores formas de uso deles, a fim de retardar a depreciação por utilização.
  3. Rastreamento: é importante que você adote um sistema de identificação de cada um dos seus equipamentos.  Um exemplo é o código de barras ou RFID (Radio Frequency Identification) para acompanhar a localização dos equipamentos e dispositivos. As locadoras de veículos, por exemplo, possuem uma marcação de identificação em cada uma das peças dos veículos.
    Utilizar tecnologia para identificar seus equipamentos de tecnologia é necessário para reduzir perdas e roubos, além de possibilitar a melhoria na gestão do seu estoque, com dados sobre manutenção ou devolução dos itens.
  4. Planejamento de investimentos: a tecnologia está estritamente ligada com inovação e renovação. Por isso, o quarto processo essencial para sua locadora de tecnologia é o planejamento de investimentos em novos equipamentos e dispositivos. É indispensável acompanhar as tendências do mercado e as necessidades dos clientes para determinar quais itens devem ser adquiridos e quando.
    Faça um bom planejamento de investimentos, analisando qual é o momento da atualização do seu estoque. Ter um orçamento focado nesse item é uma ação inteligente para manter sua locadora competitiva.
  5. Rentabilidade: O quinto processo se desmembra do anterior. Compreender a rentabilidade de cada um dos equipamentos envolve visualizar o desempenho do patrimônio: o custo de aquisição de cada um dos itens, manutenção, retorno financeiro e identificar quando é o momento da venda dos equipamentos para renovação do estoque. Observar rapidamente esses pontos e tomar atitudes para otimizar a capacidade do seu patrimônio é o que pode diferenciar seu negócio no mercado de locação de equipamentos de tecnologia.
  6. Tecnologia (dica extra para implementar todos esses processos): é uma locadora de tecnologia e não utiliza a tecnologia a seu favor? Pois saiba que tudo o que foi informado até agora pode ser realizado de forma automática. O item anterior, por exemplo, não precisa ser feito no papel: existem plataformas, como do Eloca, que permitem que você visualize todos esses dados sobre a rentabilidade do seu patrimônio, sem ter que fazer contas ou anotações. É um tempo precioso que pode ser poupado em poucos cliques. Colocar em prática todos esses processos de forma manual pode tornar seu negócio lento e menos competitivo – o que não é condizente com o ramo de tecnologia. 

Fique de olho nas tecnologias de ponta do mercado, como o sistema de gestão do Eloca, para não cometer o erro de estar fazendo alguma atividade que não precisaria ocupar o tempo do seu time.
Coloque sua equipe para trabalhar com o que realmente exige trabalho humano, como o contato com cliente e a gestão de todos esses processos. Assim, não há dúvida de que você fará seu negócio se manter sempre à frente do tempo – como uma locadora de tecnologia deve estar.

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Ricardo Rezende

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