4 formas de como organizar documentos fiscais de uma locadora na prática

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4 formas de como organizar documentos fiscais de uma locadora na prática

Os documentos fiscais são importantes para que sua locadora opere dentro da legalidade, já que comprovam os mais diversos tipos de negociação. Em 4 passos, veja como realizar a gestão de documentos fiscais da sua locadora com eficiência:

1 – Saiba quais documentos fiscais é preciso ter em mãos
Como não há natureza de serviço na locação de bens, a atividade em si é desobrigada de emissão de nota fiscal. No entanto, a Receita Federal já se posicionou que a locadora deve ter algum documento que identifique de forma clara a operação, como contratos, livros de registros ou recibos, por exemplo.
No entanto, se a locação dos equipamentos estiver atrelada a algum serviço (como transporte deles, ou mesmo o serviço de operação de grandes máquinas, por exemplo) será obrigatória a emissão de nota fiscal referente à atividade.

2- Separe um espaço físico para arquivos
Alguns documentos precisam ser guardados em até 5 anos (como notas fiscais, DASN e recibos) e outros chegam a até 30 anos (como o GRFC – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e da Contribuição Social).

Separe um espaço da sua locadora para abrigar os documentos, diferenciando-os entre os que necessitam de acesso mais constante e arquivo morto. Esse espaço deve ficar longe de sol e de umidade, para preservar os papéis ao longo dos anos.

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3- Escolha quais pessoas ficarão responsáveis pela gestão
Além de terem informações confidenciais sobre a operação da sua locadora, os documentos fiscais precisam de uma metodologia de organização para que não haja dor de cabeça na hora que precisar acessá-los. Por isso, escolha as pessoas as quais a atividade de fazer a gestão dos documentos será delegada. Crie, junte com essas pessoas uma metodologia com senhas de acesso, por exemplo.

4- Utilize a tecnologia a favor da gestão dos documentos fiscais
Além do espaço físico, sem sombra de dúvidas, sua locadora deve ter todos os documentos fiscais na versão eletrônica. Gerá-los e armazená-los na nuvem possibilita, ainda, que você possa ter a segurança de acessá-los de diferentes dispositivos com acesso à internet.
Ainda, se você tiver uma ferramenta de gestão, a organização desses documentos será feita de maneira automática pelo sistema, permitindo que a equipe tenha acesso a eles em poucos cliques. As notas fiscais de recibo – que não tem condição fiscal, como citamos na dica 1 –  podem ser geradas e armazenadas com facilidade em uma boa plataforma de gestão.

Dica extra: gerencie seus documentos e muito mais em poucos cliques

O Eloca ERP é uma poderosa plataforma desenvolvida para atender às principais necessidades das locadoras. É por isso que gigantes como Magalu e Casa do Construtor utilizam nossas tecnologias.

Além de ser possível emitir notas fiscais de recibo, duplicatas são geradas automaticamente para a equipe do financeiro. O Eloca providencia integração e agilidade na emissão de documentos, como também controle de títulos a receber e a pagar.

Ainda, sua equipe comercial ficará satisfeita ao ter o apoio de:

– Atendimento integrado com o WhatsApp;

– Proposta com follow-up;

– Acompanhamento da jornada de locação;

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