4 dicas importantes sobre patrimônio para locadoras de tecnologia

3 min de leitura
4 dicas importantes sobre patrimônio para locadoras de tecnologia

Quer cuidar do patrimônio da sua locadora de tecnologia? Preparamos este conteúdo com o qual você poderá compreender de forma clara e objetiva, além das 4 dicas valiosas, os conceitos indispensáveis para realizar essa importante atividade. Confira:

Conceitos básicos sobre o patrimônio de uma locadora de tecnologia

Antes de entrar na atividade de cuidar do seu patrimônio, é preciso compreender alguns conceito básicos acerca do balanço patrimonial:

Ativos: bens e direitos da sua locadora. Os direitos dependem de terceiros, como contas a receber;

Passivos: são as obrigações de sua locadora de tecnologia, como contas a pagar;

Obrigações: contas a serem pagas e atividades a serem feitas, por exemplo, pela empresa;

Patrimônio líquido: valores pertencentes aos quotistas e acionistas;

Grau de liquidez: prazo em que os ativos se tornam dinheiro, sendo de curto prazo (quitados até o próximo ano) e de longo ( até o final do ano seguinte);

Direitos: valores mensuráveis que não representam um bem;

Veja também: dicas para aumentar os negócios na sua locadora com whatsapp

O que é o patrimônio de uma locadora de tecnologia?

Definidos os pontos anteriores, fica mais fácil de compreender o que é o patrimônio de uma locadora de tecnologia. Esse patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações do negócio. De forma resumida, é o valor total dos ativos de uma locadora subtraindo-se suas obrigações e dívidas.

Os ativos são todos os bens e direitos da empresa, tais como: móveis, imóveis, estoque, contas a receber, investimentos e os próprios equipamentos tecnológicos que definem a atividade do negócio em si. Quanto às obrigações, elas se referem às dívidas, impostos e contas a pagar da locadora.

O patrimônio líquido, que é calculado ao se subtrair as obrigações do total de ativos, é um dos importantes indicadores para avaliar a saúde da empresa, pois sinaliza a capacidade de uma locadora cumprir com suas obrigações. Ainda, é um importante instrumento de avaliação para investidores que querem analisar o crescimento e a rentabilidade da empresa.

Veja também: 4 formas de como organizar documentos fiscais de uma locadora na prática

4 dicas valiosas para cuidar do patrimônio da sua locadora de tecnologia

1- Gerencie suas dívidas com cautela:  é preciso compreender a capacidade de sua locadora cumprir com as obrigações. Por isso, é necessário criar um plano para a quitação de suas dívidas, bem como não assumir mais dívidas que superam a capacidade de cumprimento dessas quitações da sua locadora.

2- Registre seu patrimônio e mantenha-o atualizado: certifique que todos os seus ativos e obrigações estão devidamente registrados e atualizados com precisão. Isso permitirá que você analise a saúde do seu negócio e tome decisões mais sábias para promover o crescimento da sua locadora.

3- Proteja seus ativos: uma locadora de tecnologia depende diretamente de seus ativos. Protegê-los de roubos, perdas e danos é indispensável para manter sua locadora operante. Por isso, invista em um seguro empresarial.

4- Busque orientação profissional: a atividade de cuidar do patrimônio da sua empresa de tecnologia é uma tarefa que exige muito cuidado; conforme seu negócio se expande, ela se torna mais desafiadora. Se você não tem experiência em gerenciamento financeiro, considere buscar a ajuda de um contador ou consultor financeiro. Em algum momento, esses profissionais são essenciais na jornada da sua locadora de tecnologia,  pois vão gerenciar o patrimônio da sua empresa de forma eficiente, tomando decisões que beneficiem a saúde do seu negócio a longo prazo.

5 – [dica extra] Tenha tecnologia a seu favor: imagine ter um pipeline que ajuda você a visualizar todas as contas a receber? A tecnologia, sem dúvidas, é uma importante ferramenta para que você cuide de seu patrimônio com precisão. 

O Eloca ERP é uma excelente plataforma para gerenciar sua locadora de tecnologia, utilizada inclusive dentro do próprio Eloca. Além de ajudar a computar contas a receber, tem automações que facilitam a cobrança desses direitos. Assim, sua equipe tem as informações que precisam para gerenciar seu patrimônio em poucos cliques.

Você também pode ter eficiência na gestão do patrimônio da sua locadora de tecnologia clicando aqui.

BAIXE GRATUITAMENTE: https://mkt.eloca.com.br/ebook-eloca-taxa-cambial

Marcadores

Ricardo Rezende

Ricardo Rezende

Últimas postagens

Soluções para locadoras

Como Escolher o Melhor Sistema de Gestão para Sua Locadora: Um Guia Completo

Escolher o melhor sistema de gestão para sua locadora pode ser uma tarefa desafiadora, mas crucial para o sucesso do seu negócio. Um sistema eficaz não só otimiza suas operações diárias, mas também melhora a experiência do cliente, aumenta a eficiência e reduz custos. Vamos listar na sequência os critérios essenciais que devem ser considerados ao selecionar um sistema de gestão para sua locadora.

LEIA MAIS »