4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos

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Quais são os seus principais desafios na locação de equipamentos? 

Os primeiros que vêm à mente são os internos, como planejamento e gestão do negócio, incluindo o financeiro, treinamento de equipe, controle de estoque, contato com os clientes, captação de novos consumidores, entre outros.  

Entretanto, os fatores externos também impactam o desenvolvimento da sua locadora. Dente eles, destaque para o mercado financeiro, a mudança dos hábitos de consumo e a competitividade com outros negócios.  

Mesmo diante dos obstáculos, tenha em mente que o setor de locação é uma tendência de consumo e que passa a integrar os novos hábitos de decisão — tanto de empresas quanto de pessoas físicas — na hora de avaliar locar um produto em detrimento da aquisição.  

Para destacar a sua locadora e driblar os desafios, o ELOCA separou os 4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos:  

1. Tenha um contrato de locação 

O contrato de locação é uma das principais bases para o bom funcionamento do processo de aluguel.  

Ele contém todas as informações sobre a atuação da sua locadora, como especificações, entrega, retirada e possíveis multas por descumprimento ou manutenções urgentes, caso precisem acontecer.  

Leia também no ELOCA para te auxiliar neste processo: Contrato de locação de equipamentos: um guia prático de como construir um e prevenir e evitar imprevistos 

2. Faça a manutenção periódica dos seus equipamentos 

Muitos ainda esperam que as falhas aconteçam para realizar a manutenção nos equipamentos. 

Em muitos destes casos, os danos se tornam maiores do que poderiam ser com manutenções preventivas.  

Algumas estratégias para você adotar na sua locadora são: 

  • Estar atento ao tempo de vida útil do equipamento; 
  • Avaliar o desempenho a cada locação; 
  • Atualizar o portfólio com novos e modernos equipamentos e ferramentas que auxiliem nesse processo, como as atualizações.  

De acordo com o “PWC’s Predictive Maintenance 4.0 – Beyond the Hype: PdM delivers results“, um estudo realizado com 268 empresas, apontou que: 

  • A manutenção preventiva diminui os custos em 12%; 
  • A disponibilidade melhora em 9%; 
  • Prolonga em 20% a vida útil de ativos envelhecidos; 
  • Reduz os riscos de segurança, saúde, ambiente e qualidade em 14%. 

3.  Atualize seu catálogo de locação 

Assim como na manutenção, estar atualizado nas tendências de equipamentos também é fundamental.  

Isso não quer dizer para, necessariamente, mudar o nicho da sua locadora. É uma questão de estar antenado às novidades dos equipamentos que você já disponibiliza, entregando novas experiências para os seus clientes com modernidade e inovação. 

Por exemplo, as locadoras de TI precisam se manter em constante atualização sobre novos dispositivos ou ferramentas que surgem a cada momento. Assim, também é possível diversificar uma gama maior de produtos e atrair mais consumidores. 

Afinal, eles sempre estão em busca do inédito. Então, manter a sua locadora na mesma linha é um cuidado essencial, aumentando a sua competitividade.  

4. Invista mais na boa e velha gestão 

Este é um fator decisivo para a sobrevivência da sua locadora.  

A gestão é o que faz qualquer negócio rodar. E, se tratando do mercado de locações que conta com contratos, manutenções, clientes, fornecedores e muito mais, administrar tudo isso precisa ser olhado com mais atenção. 

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Ricardo Rezende

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