Estar atento às tendências de mercado é um ponto fundamental para que sua locadora de equipamentos se mantenha ativa nos negócios. Mais do que isso, é preciso se antecipar a elas para que o negócio possa crescer e conquistar novos clientes. Os consumidores se tornam, a cada dia, mais informados, exigentes e com maior poder de escolha. Nesse contexto, a estratégia para o sucesso é sair à frente dos concorrentes e, para isso, são necessárias muitas análises e planejamento.
Uma nova tendência surge como uma resposta ao desequilíbrio do mercado. Ou seja, algo que acontece e gera uma mudança, fazendo com que diferentes necessidades se manifestem. Para satisfazer essas necessidades, criam-se soluções, as quais são a nova tendência. Esses gatilhos, responsáveis pelas mudanças de atitudes, podem ser, por exemplo, desenvolvimento científico, disseminação da tecnologia e envelhecimento da população.
O desafio é identificar não só os novos movimentos, mas também o início do desequilíbrio para saber qual será a próxima tendência e poder preparar a sua empresa. Assim como é preciso utilizar a história para compreender o passado e o futuro, analisar as antigas necessidades pode ajudar a compreender alguns aspectos das próximas. Transformando, desta forma, a previsão em tendência.
Para saber qual a importância de estar atento às tendências de mercado e saber como analisá-las, continue neste artigo. Aqui você verá:
- 3 motivos para a sua locadora de equipamentos se antecipar às tendências de mercado
- Como identificar as tendências de mercado
- Previsões para os próximos anos
3 MOTIVOS PARA A SUA LOCADORA DE EQUIPAMENTOS SE ANTECIPAR ÀS TENDÊNCIAS DE MERCADO:
Manter o negócio relevante
Não atualizar a sua empresa de locação de equipamentos, estando na era digital e com as constantes mudanças de consumo, é garantir que os produtos deixem de ser interessantes para os clientes. Estar à frente das tendências permite criar e oferecer soluções que satisfaçam as necessidades do público do seu nicho. Evitando, com isso, que o negócio se torne irrelevante.
Oferecer uma experiência diferente
Fazer algo novo e relevante garante recompensas ao negócio, uma vez que passa a fornecer serviços que atraem a atenção, interesse e decisão de compra dos clientes. Oferecer o que mais ninguém oferta, é se destacar dos demais. Isso costuma representar maior faturamento, investimento e consequente crescimento da empresa.
Aumento da competitividade.
Quando um negócio sai à frente, gera um aumento da atração e do interesse dos consumidores. Dessa forma, há uma maior quantidade de vendas e melhor desempenho, o que contribui para o aumento da competitividade da empresa.
COMO IDENTIFICAR AS TENDÊNCIAS DE MERCADO
Cabe a você, gestor, que já sabe a importância de detectar oportunidades, compreender quais dados e fontes utilizar para reconhecer os padrões de consumo. Dessa forma, será possível planejar o futuro a curto, médio e longo prazo.
A primeira forma de fazer isso é acompanhando os influenciadores do setor. Por exemplo, agências reguladoras, institutos de pesquisa, especialistas e portais de notícias da área. O acompanhamento deve ser feito tanto no âmbito local, como no nacional e internacional.
Em segundo, é preciso estar atento à concorrência, não para agir de forma reativa, mas para captar informações estratégicas. Ou seja, a reação do público-alvo aos lançamentos e melhorias de serviço, isso pode oferecer insights para elaborar novas soluções.
Porém, além dos feedbacks que os concorrentes recebem, é essencial estar empenhado em avaliar os retornos que chegam da sua locadora. Também é recomendado criar, regularmente, pesquisas de satisfação para que os clientes relatem a opinião sobre o serviço. Outra informação relevante que as pesquisas podem fornecer é sobre o comportamento da persona. Continua o mesmo? Mudou? O que ela necessita?
Por fim, com a era do Business Intelligence, essa tecnologia tornou-se uma grande aliada para identificar os padrões de consumo. Os dados possibilitam construir informações estratégicas mais assertivas e atualizadas para cada cenário. Permitindo, assim, identificar padrões de comportamento e consumo.
NOVAS TENDÊNCIAS DE MERCADO
As tendências de mercado para os próximos anos estão, em grande parte, sendo desenhadas pela pandemia da COVID-19. O home office forçado, por exemplo, possivelmente será o novo normal, porque as empresas se surpreenderam com os resultados. Além disso, perceberam que são capazes de operar normalmente no formato remoto, isso, com certeza, trará consequências para o sistema de trabalho.
A transformação digital também tem se estabelecido como uma tendência para o futuro. Isto é, investir no mundo virtual, em diversas áreas, como sistemas de CRM em nuvem, plataformas de chat e videoconferência. No mesmo mundo, está a conexão à distância entre as empresas e os clientes, que passa a acontecer, justamente, nas plataformas digitais.
Além desses dois pontos, a economia sem contato também tem crescido e deve ser uma questão de urgência na sua locadora de equipamentos. Ela nasce da junção da tendência do e-commercee da necessidade de automação, uma exigência de muitos consumidores. Com isso, o contato humano será minimizado no processo de locação, automatizando toda a parte burocrática, como acontece no ELOCA. Essa plataforma é instalada diretamente no site da sua locadora e todos os equipamentos disponíveis ficam expostos para os consumidores. Assim, a pessoa seleciona o equipamento desejado, escolhe a data de recebimento e de devolução e recebe o aparelho em casa.
A resiliência também passou a ser uma tendência para o futuro. Mesmo sendo um discurso já conhecido, ela ganha mais força e passa a ser um ponto importante para os investidores e consumidores.